Maceió, AL

30°C
Clear sky

MTur habilita Maragogi para estratégia “Destinos Turísticos Inteligentes”

Em fase mais avançada, Penedo firmou termo de compromisso com o Programa Turismo Futuro Brasil, em Curitiba
No Litoral Norte de Alagoas, Maragogi integra a lista dos 42 municípios habilitados a fazerem parte da estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (foto: Dronegogi / Seturde)

Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas, integra a lista dos 42 municípios habilitados a fazerem parte da estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), em 2023. A relação foi divulgada esta semana pelo Ministério do Turismo (MTur). Em Alagoas, outro município selecionado foi Penedo, na edição do ano passado.

Após superar todas as etapas, a cidade histórica do Baixo São Francisco passou a integrar o Programa Turismo Futuro do Brasil, uma iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), realizada em parceria com o Sebrae. Esse mesmo caminho deverá ser trilhado por Maragogi em 2023, a partir do anúncio feito na terça-feira (9) pelo MTur.

PUBLICIDADE


O objetivo da iniciativa é oferecer aos selecionados consultoria para realizar diagnóstico e auxiliar na construção de um plano de transformação, bem como apoiar no planejamento de um sistema de gestão de Destinos Turísticos Inteligentes.

O secretário de Turismo de Maragogi, Diego Vasconcelos, disse que o Município recebeu a notícia com extrema felicidade. Ele destacou que a Gestão Municipal vem buscando transformar a cidade, que já é referência em eixos de atuação como Governança Pública e Sustentabilidade.

“Maragogi foi o único município selecionado de Alagoas e isso vai ao encontro com o que o prefeito Fernando Sérgio Lira já almeja para o nosso Destino Turístico. Ele já vem buscando transformar a nossa cidade numa cidade inteligente. Estamos na torcida para ficar entre as 10 selecionadas do país e aí ganhar essa consultoria para desenvolver nosso plano de transformação e planejamento”, pontuou Vasconcelos.

Ao todo, 42 municípios foram habilitados nesta primeira etapa classificatória e, a partir daí, serão escolhidos 10 para participarem da estratégia. Segundo o MTur, a divulgação final da primeira etapa ocorrerá no dia 17 de maio, momento em que será iniciada a fase de análise dos documentos classificatórios.

Os destinos classificados serão anunciados preliminarmente no dia 26 de maio e o resultado final do edital, com o anúncio dos dez classificados, será realizado no dia 7 de junho de 2023.

CLIQUE AQUI e confira a lista de municípios.

As cidades que integrarão o projeto que visa transformá-las em DTIs vão passar por um diagnóstico que apontará uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local, além da capacitação de gestores locais do setor.

Os municípios definirão os seus cronogramas de implantação com base nos resultados da avaliação realizada e de acordo com as principais necessidades e possibilidades de cada um.

Pilares

O trabalho desenvolvido segue nove pilares: Governança; Inovação; Tecnologia; Sustentabilidade; Acessibilidade; Promoção e Marketing; Segurança; Mobilidade e Transporte; e Criatividade.

Para participar da estratégia, os municípios deveriam estar nas categorias A e B do Mapa do Turismo Brasileiro de 2022, do Programa de Regionalização do Turismo, dentre outras exigências.

O acompanhamento e a avaliação do Projeto serão realizados por técnicos do MTur, junto a consultores do Instituto Ciudades del Futuro, que visitarão os municípios selecionados, verificando o andamento do projeto e emitindo, ao final do mesmo, um relatório conclusivo.

Os destinos selecionados receberão o certificado de “DTI em Transformação”, o que não significa que sejam destinos turísticos inteligentes, mas que estão no caminho para essa transformação. O município precisa estar ciente de que somente se comprometendo a executar as ações estipuladas é que poderá ser reconhecido como um Destino Turístico Inteligente, observa o MTur.

Etapas

Após a habilitação, a estratégia se dividirá em dois ciclos: o primeiro realizará um diagnóstico e um planejamento, onde é conhecida a situação em que a cidade se encontra, sendo o ponto de partida para o desenho de um Plano de Transformação que vai apoiar o município a transformar-se, de fato, em um destino turístico inteligente.

A segunda etapa será a execução das ações contidas no Plano para que o município consiga o Selo DTI Brasil, que pode ser obtido após o destino passar por uma auditoria realizada por técnicos do Ministério do Turismo junto a um ou mais representantes do Instituto Ciudades del Futuro – parceiro do MTur nesta iniciativa.

A partir daí, a cidade entra em um processo de melhoria contínua, ampliando sua capacidade de enfrentar novos desafios sociais, políticos, tecnológicos e econômicos.

Ainda de acordo com o MTur, um Destino Turístico Inteligente é aquele que gerencia seus processos e seu território de forma inovadora e sustentável, comprometido com pilares que impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos turistas.

Além disso, para fazer parte dos Destinos Inteligentes o município precisa se esforçar em resolver problemas de áreas como segurança, acessibilidade, infraestrutura, comunicação, marketing, entre outras, de forma inovadora e com o uso de tecnologias.

Penedo

Na quarta-feira (10), o prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, e os gestores de outros onze municípios brasileiros assinaram termo de compromisso do Programa Turismo Futuro Brasil. A solenidade aconteceu no Memorial de Curitiba.

“Estamos tendo a oportunidade de trocar experiências com os outros municípios participantes e com os técnicos do Sebrae Nacional e do BID ações para o desenvolvimento do turismo inteligente em Penedo. Vamos levar sugestões e todo esse conhecimento para a nossa cidade, pois algumas ações serão implantadas a partir desse encontro”, explicou Ronaldo Lopes.

Ronaldo Lopes, ao lado do prefeito de Curitiba, Rafael Greca (foto: divulgação)

O Sebrae e o BID selecionaram 12 municípios das cinco regiões brasileiras para o Programa Turismo Futuro Brasil.

A estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) será aplicada em: Pirenópolis (GO) e Bonito (MS), no Centro-Oeste; Penedo (AL), São Luís (MA) e Recife (PE), no Nordeste; Belém (PA) e Novo Airão (AM), no Norte; Curitiba (PR) e Bombinhas (SC), no Sul; e Belo Horizonte (MG), Ilhabela (SP) e Paraty (RJ), no Sudeste.

A missão técnica em Curitiba, da qual fez parte a assinatura do termo compromisso, antecede o trabalho com cada destino definido para participar do Programa.

Para o secretário de Turismo de Penedo, Jair Galvão, participar do Programa Futuro Turismo Brasil é uma janela de oportunidade “muito grande” o município.

“Vencer esse edital e ser contemplado entre doze municípios do Brasil é um privilégio e uma grande oportunidade para implantar a metodologia de DTI que atua em nove eixos estratégicos”, destaca o Secretário Jair Galvão.

Com Assessorias MTur, Sebrae e Penedo