Maceió, AL

30°C
Clear sky

Exposição no RJ homenageia a artista alagoana Tania Pedrosa

Aos 90 anos, ela é uma referência na arte brasileira, conhecida pela pintura naïf, uma das maiores representantes do gênero
Tania tem obras consagradas em salões de arte e bienais no Brasil e na Europa (foto: Felipe Brasil)

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), na Praça Tiradentes, centro do Rio de Janeiro, recebe, a partir do dia 11 de dezembro, a exposição “Das Lagoas ao Imaginário Popular”, em homenagem à artista alagoana Tania de Maya Pedrosa.

Aos 90 anos, Tania é uma referência na arte brasileira, conhecida por sua pintura naïf, e uma das maiores representantes do gênero. Ela tem obras consagradas em salões de arte e bienais no Brasil e na Europa.

PUBLICIDADE


Além de seu trabalho com seus “pincéis amorosos”, como gosta de chamar, Tania também se destaca como colecionadora e pesquisadora da arte popular brasileira e alagoana.

A cultura popular sempre foi um elemento central no seu universo particular. Tem dedicado grande parte de sua vida na busca e valorização de artistas muitas vezes anônimos, escultores (as) e pintores (as) que hoje fazem peças muito disputadas e desejadas no mercado de grandes galerias de arte do Brasil e da Europa.

Espaços

A mostra, realizada em parceria com o Sebrae Alagoas e Nacional, foi organizada em quatro espaços que levam o visitante a uma viagem pela história e riqueza cultural de Alagoas. “Sertão Sempre Vivo”, com obras que revelam o olhar de Tania sobre o Sertão, com peças que refletem o universo árido e forte dessa região.

Entre outras atrações estão obras de artistas ligados aos principais centros de arte popular de Alagoas, como os escultores em madeira da Ilha do Ferro e Lagoa da Canoa; no Sertão; o polo ceramista artesanal de Capela e os mestres da madeira de Boca da Mata.

A trajetória de Tania Pedrosa foi pintada e bordada por mais de sessenta artistas de todas as regiões do país e apresentada na exposição “Das Lagoas ao Imaginário Popular: Tributo aos 90 anos de Tânia de Maya Pedrosa”, em Paraty (RJ) e Maceió (AL) com curadoria de André Cunha e Parísina Ribeiro.

“Sinto na alma um sentimento de felicidade, pela homenagem. É como se me transportasse ao começo de tudo, rejuvenescida em sonhos, na minha infância e juventude, quando comecei a criar minhas bonecas de pano, meus tapetinhos bordados, minhas pinturas ingênuas, vida a fora”, escreveu Tânia no livreto/catálogo da exposição.

SERVIÇO

Mostra: Das Lagoas ao Imaginário Popular

Data: 11 de dezembro de 2024 a março de 2025

Local: Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB)

Endereço: Praça Tiradentes 69/71, Centro, Rio de Janeiro

Funcionamento: terça a sábado, das 10h às 17h

Ingresso: Entrada gratuita (mediante apresentação de documento com foto)

Mais informações: https://crab.sebrae.com.br/

Links para vídeos: YOUTUBE Sobre a vida e obra e Tania de Maya Pedrosa, no site https://www.taniademayapedrosa.com.br/