Maceió, AL

30°C
Clear sky

Expedição Científica do Baixo São Francisco começa nesta quinta

Ao todo serão desenvolvidas ações em 35 áreas de pesquisa, cujos resultados serão disponibilizados em livro
Durante dez dias, serão atendidos sete municípios alagoanos e três sergipanos (fotos: Ascom Ufal)

A 5ª edição da Expedição Científica do Baixo São Francisco tem início nesta quinta-feira (03). A abertura dos trabalhos acontece na cidade de Piranhas-Al, no Centro Cultural Miguel Arcanjo de Medeiros, às 8h30. Durante dez dias, serão atendidos sete municípios alagoanos e três sergipanos.

Ao todo serão desenvolvidas ações em 35 áreas de pesquisa. Estarão envolvidos nos trabalhos 66 pesquisadores voluntários de todo o Brasil, que atuarão em barcas-laboratório.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


A abertura contará com apresentações culturais da Orquestra Filarmônica. Haverá também o Esquenta Bienal, em parceria com a Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal); além de feira de artesanato, para valorizar os produtores locais; exibição do trailer do filme O Imperador e o Rio, produzido por Vera e Yuri Sanada, da Aventuras Produções, diretamente de Los Angeles-EUA; e peixamento de espécies nativas.

Este ano, a Expedição passará por sete municípios alagoanos e três sergipanos, contemplando, assim, toda a região do Baixo São Francisco. Os pesquisadores participantes vão desenvolver várias ações, como coleta de amostras e análise da água, do solo, da ictiofauna, da flora, do pescado nas feiras livres, da situação de saúde da população ribeirinha, de indígenas e quilombolas e muito mais.

Ao todo, serão 35 áreas de pesquisa, cujos resultados serão disponibilizados em livro, à semelhança dos anos anteriores. Para ter acesso às publicações das edições passadas, clique aqui.

Estarão envolvidos nos trabalhos 66 pesquisadores voluntários de todo o Brasil, que atuarão em barcas-laboratório

A educação ambiental é outro aspecto que tem se fortalecido por meio de palestras de conscientização e sensibilização nas escolas públicas e nas comunidades, de instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEV), de plantio de árvores nativas para reflorestamento das matas ciliares e de trabalho com as colônias de pescadores da região, já que restos de materiais de pesca também são uma grande fonte de poluição nos rios e oceanos.

“Esses materiais, quando lançados ou perdidos nas águas, podem continuar capturando peixes por longo tempo: é o que chamamos de pesca fantasma. Por isso, é tão importante esclarecer o público dos pescadores também”, explicou o professor e engenheiro de pesca Vanildo Oliveira, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), autor da cartilha educativa Plásticos: perigo nos rios e oceanos.

Barco da saúde

A área da saúde é a principal novidade deste ano na Expedição. Ribeirinhos, indígenas e quilombolas serão atendidos por profissionais de várias especialidades médicas e realizarão exames laboratoriais, de saúde da mulher e rastreabilidade de câncer de intestino, por meio da investigação de sangue oculto nas fezes.

A comunidade será atendida no Barco da Saúde e todos os municípios serão contemplados.

A Expedição Científica do Baixo São Francisco é uma realização da Ufal, por meio de investimento do MCTI, CBH São Francisco, Codevasf, Semarh-AL e Fapeal.

Tem apoio da Fundepes, Agência Peixe Vivo, Tanto Expresso, ICMBio, Emater-AL, Hanna Instruments, Colgate, Rotary Club Arapiraca, Grupo Coringa, Andrade Distribuidor LTDA e das seguintes universidades e instituições de pesquisa: UFRPE, UFBA, Unir, UFPB, UFS, INPI, UEFS e do IEAPM.

Itinerário da 5ª Expedição:

Dia 3 de novembro: Piranhas (AL);
Dia 4 de novembro: Pão de Açúcar (AL);
Dia 5 de novembro: Gararu (SE) e Traipu (AL);
Dia 6 de novembro: São Brás (AL);
Dia 7 de novembro: Propriá (SE);
Dia 8 de novembro: Igreja Nova (AL) e Chinaré;
Dia 9 de novembro: Penedo (AL);
Dia 10 de novembro: Piaçabuçu (AL);
Dia 11 de novembro: Foz do São Francisco e Brejo Grande (SE);
Dia 12 de novembro: encerramento da Expedição em Penedo (AL)

Mais informações no perfil do Instagram @expedicao_saofrancisco e neste link.

PUBLICIDADE