Maceió, AL

30°C
Clear sky

Alunos de AL constroem composteira e são premiados em Brasília

Alunos do Ifal desenvolveram equipamento para ajudar feirantes de Marechal a aproveitar resíduos de forma sustentável
Prêmio foi entregue em Brasília (DF) por representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), vinculada ao MEC (fotos: Ascom Ifal)

Quatro estudantes do curso superior em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foram premiados durante a 2ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. Eles desenvolveram uma composteira didática para ajudar os feirantes de Marechal Deodoro a aproveitar seus resíduos de forma sustentável.

O prêmio foi entregue em Brasília (DF) por representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Eles conquistaram o terceiro lugar, na categoria pôster.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


A ideia

Toda feira popular gera um alto volume de resíduos orgânicos. Mas o que para muita gente é apenas lixo, virou material de pesquisa e inovação para os quatro estudantes do curso superior em Gestão Ambiental do Campus Marechal.

A ideia nasceu como projeto de extensão vinculado ao Laboratório IFMaker, sob orientação do professor Dário Nicácio. Durante cinco meses, o quarteto visitou a feira livre do município, reuniu informações sobre a produção e descarte dos resíduos e realizou coletas semanais para a compostagem.

Ao final, o composto orgânico foi utilizado como adubo na plantação de mudas de pimenta, hortelã e menta, distribuídas na mesma feira à população, em uma exposição educativa ambiental.

O projeto foi bem recebido por feirantes e pelo público em geral, que agora poderão reproduzir o experimento e melhorar a destinação dos resíduos produzidos pela feira e até mesmo em casa.

“Nosso projeto teve um impacto importante na educação ambiental e no meio ambiente, apresentando aos feirantes o quão rico é o seu ‘lixo’. Acredito que conseguimos repassar essa visão de forma bem clara e dinâmica e esperamos ter conseguido mudar a visão de muitos que não enxergavam o grande potencial da compostagem”, avalia a estudante Laura Ramos, uma das integrantes da equipe.

Experiência

Para o estudante Thiago dos Santos, participar do evento foi uma das maiores experiências de sua vida acadêmica.

“E a premiação foi consequência de um trabalho em equipe muito bem feito. Apresentar nosso curso e mostrar a importância dele foi muito gratificante”, conta Thiago.

Etapas do projeto da composteira didática desenvolvida pelos estudantes

A estudante Karine de Oliveira concorda com o colega.

“Como estudantes de Gestão Ambiental, pudemos mostrar ao público que, ao cuidar do meio ambiente, só teremos recompensas. Por meio da educação, devemos buscar sempre o bem estar entre o homem e a natureza, de maneira que gere o equilíbrio”.

“Sou grata por ter tido a oportunidade de representar o curso de Gestão Ambiental, contribuído na difusão de biotecnologia acessíveis socialmente e economicamente”, completou a estudante Raquel Lins, também integrante do quarteto premiado.

Mais 3 projetos

Além da composteira didática, o Campus Marechal Deodoro expôs mais dois projetos na 2ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, realizada em Brasília-DF, de 28 de novembro a 4 de dezembro.

Desenvolvidos por estudantes e professores vinculados ao Laboratório IFMaker, os trabalhos também representaram Alagoas no evento, já que foram os únicos selecionados no estado.

As atividades do laboratório podem ser acompanhadas pelo Instagram @ifmaker_marechal_deodoro e pelo canal no YouTube – Lab Maker Marechal Deodoro.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE