Maceió, AL

30°C
Clear sky

Desafio Liga Jovem vai premiar estudantes com viagem internacional

Competição nacional fomenta soluções transformadoras a partir do empreendedorismo e do uso da tecnologia
Iniciativa do Sebrae conta com a parceria com o Instituto Ideias de Futuro, responsável pela execução do Desafio (foto: Agência Sebrae)

Competição nacional para o desenvolvimento de soluções transformadoras a partir do empreendedorismo e do uso da tecnologia, o Desafio Liga Jovem está com inscrições abertas até o dia 7 de outubro. Podem participar estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio, com idade entre 13 e 18 anos, matriculados em escolas públicas ou privadas, ONGs, coletivos, movimentos sociais, associações comunitárias, entre outras organizações de todo o Brasil.

Os vencedores vão receber uma viagem internacional para um centro de inovação com despesas cobertas. Para se inscrever gratuitamente, acesse o endereço eletrônico do Desafio clicando AQUI.

PUBLICIDADE


Os interessados devem se reunir em equipes formadas por 3 a 5 integrantes com o apoio de um professor orientador e preencher o formulário eletrônico disponível no site. De acordo com o regulamento, todos os participantes do grupo devem ser da mesma instituição do educador e cada estudante só pode ser inscrever em uma equipe. Não há um número limitado de grupos que um mesmo professor possa orientar.

Os professores, coordenadores e diretores interessados em receber uma Oficina do Desafio Liga Jovem para divulgação da iniciativa para os estudantes da sua escola podem fazer a solicitação clicando AQUI.

Educação Empreendedora

Durante a competição, as equipes inscritas vão participar de missões on-line e presenciais, que incluem palestras, oficinas e sessões de mentoria com conteúdos didáticos sobre temas ligados à inovação e empreendedorismo com tecnologia.

Ao fim, todos os participantes vão receber um certificado de conclusão do curso. A ideia é que essa formação apoie a criação da solução para resolver um problema da escola e/ou comunidade em que estão inseridos os participantes, envolvendo ferramentas tecnológicas, como aplicativo, site, jogo eletrônico, redes sociais, plataforma ou outras tecnologias.

A iniciativa do Sebrae conta com a parceria com o Instituto Ideias de Futuro, responsável pela execução do Desafio.

“O nosso objetivo é promover o desenvolvimento de competências empreendedoras nesses jovens, fazendo-os se reconhecer como protagonistas de mudanças em sua realidade, não apenas como usuários de tecnologia, mas também como criadores de soluções para os desafios da sociedade”, explica a analista de Educação Empreendedora do Sebrae, Elaine Noveti.

Para o presidente do Instituto Ideias de Futuro, Oswaldo Cruz, toda a estratégia e a estrutura foram criadas para promover uma grande mobilização com o propósito de pulverizar equipes, unindo jovens vindos das localidades mais remotas do Brasil aos estudantes dos grandes centros urbanos tanto para o programa quanto para a experiência presencial na Campus Party.

O Sebrae e o Instituto Ideias de Futuro estão priorizando uma busca ativa de escolas em cidades mais afastadas das capitais e com populações menores para realizar palestras e oficinas online, não importando a localização. Há também um alinhamento com municípios específicos, que receberão o Rally dos Sertões, para uma programação de oficinas presenciais.

Cronograma do Desafio

A primeira etapa do Desafio Liga Jovem será realizada de 7 a 9 de outubro, na Virada Empreendedora, que será um evento on-line*. Durante três dias, os grupos vão participar de atividades compostas por palestras, oficinas e mentorias com a finalidade de apoiar os participantes na criação e no desenvolvimento da sua solução, bem como na elaboração do vídeo-pitch do seu projeto.

Entre os dias 17 e 30 de outubro, será realizada a fase de avaliações, nas quais os grupos recebem mentorias on-line para tirar dúvidas e receber dicas sobre o desenvolvimento do projeto e avaliação do vídeo-pitch.

Seleção

Serão selecionados até 500 estudantes ou 100 grupos para a Etapa 2, em que eles seguem para apresentar seus projetos na semifinal do Desafio durante a Campus Party Brasil, em São Paulo, no período de 11 a 15 de novembro, com as despesas pagas pela organização da competição, conforme regulamento.

Durante o evento, também será realizada a grande final com a participação de até 20 grupos mais bem avaliados que se apresentarão nas bancas finais do Desafio.

As seis equipes que obtiverem a melhor pontuação, juntamente com o professor/responsável, serão declaradas vencedoras da competição e vão receber uma viagem internacional para um centro de inovação, com duração de até 10 dias e com as seguintes despesas cobertas: passagens, hospedagens, traslados, alimentação, passeios e monitoria.