Deixe o caranguejo namorar! É com esse apelo bem-humorado que o Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Costa dos Corais sensibiliza a população para que respeite o período de defeso do caranguejo-uçá (Ucides cordatus), iniciado nessa sexta-feira (12).
“Não capture, transporte, comercialize durante o período de ‘andada’”, destaca a publicação do ICMBio Costa dos Corais no Instagram. O descumprimento dessa proibição é passível de apreensões e multas.
De 12 a 17 de janeiro; 10 a 15 de fevereiro e 11 a 16 de março é o período da andada (defeso) dos caranguejos nos estados de Alagoas, Sergipe, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará e Amapá.
É neste período que os machos e fêmeas realizam o acasalamento e desova.
“Este período é super importante para a reprodução da espécie, para a manutenção dos estoques, continuidade do extrativismo sustentável, e a qualidade dos manguezais do Brasil”, ressalta a página do Instituto Yandê no Instagram, organização da sociedade civil com atuação na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, Litoral Norte de Alagoas.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por NGI Costa dos Corais (@icmbio_costadoscorais)
Mar à Vista
A publicação também faz menção ao episódio 13 do projeto Mar à Vista, ligado ao Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração Costa dos Corais (Peld-CCAL), que trata da importância de se respeitar o defeso e a ameaça do sumiço do caranguejo.
O projeto Mar à Vista tem como objetivo principal promover a conservação e a conscientização sobre os ecossistemas marinhos, especialmente na região costeira de Alagoas, de maneira lúdica, educativa e também valorizando a cultura nordestina, com ritmos típicos da região.
Por meio de ações educativas e parcerias com escolas e comunidades locais, o projeto busca envolver a sociedade na proteção e no manejo sustentável dos recursos marinhos, de maneira divertida.