Pesquisa realizada no Google Trends, nos últimos 12 meses, revela que a busca por carros elétricos aumentou significativamente no país a partir de maio de 2022, período em que os preços da gasolina dispararam. E Alagoas é um dos cinco estados que puxaram essa alta nas consultas, ao lado de Sergipe, Tocantins, Pernambuco e Rondônia.
Apesar de mais caros na hora da compra, os veículos elétricos apresentam vantagens interessantes: eficiência energética, custo de manutenção inferior ao convencional, menor custo por quilômetro rodado, melhor desempenho, além de não emitir poluentes no meio ambiente.
Diferente de um motor a combustão, os carros elétricos utilizam motores elétricos. Convertem energia elétrica em mecânica. Para acontecer, são necessários quatro componentes básicos: bateria, inversor, motor de indução e sistema de recuperação de energia.
São mais simples. Não precisam, também, de peças como bombas de água, velas, fios, cabos, entre outras peças que acabam deixando a manutenção mais cara.
A manutenção dos carros elétricos pode ficar ainda mais barata que os movidos a combustíveis fósseis. Isso porque, para funcionar, eles precisam de menos peças e componentes como velas de ignição, óleo lubrificante e fluido de arrefecimento do motor são dispensáveis.
Os carros elétricos podem ser carregados no sistema elétrico doméstico. Normalmente, eles são vendidos já com o plugin de carregamento. Eles demoram entre 8 e 10 horas para ficarem com a bateria totalmente carregada.
Ainda de acordo com a pesquisa, as marcas mais buscadas foram JAC e CAOA Cherry, que têm trabalhado bastante em marketing para este tipo de veículo.
Em Maio, a Equatorial inaugurou, em Maceió, o primeiro Eletroposto de Alagoas, destinado ao carregamento de carros, bicicletas, motos e patinetes elétricos de forma gratuita.