Maceió, AL

30°C
Clear sky

Amarante se torna signatária do Pacto Global da ONU no Brasil

Empresa com atuação em Alagoas agora faz parte da maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo
Empresa administra três hotéis em Alagoas, dentre eles o Salinas Maragogi (foto: Severino Carvalho)

A Amarante, administradora hoteleira dos resorts All Inclusive Salinas Maragogi, Salinas Maceió e Japaratinga Lounge Resort, agora faz parte do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Trata-se da maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo. O objetivo é mobilizar a comunidade empresarial a adotar e promover práticas mais responsáveis e sustentáveis em suas atividades e operações.

Para isso, o pacto se baseia em dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Esses princípios são baseados em tratados e declarações internacionais, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Convenção da OIT sobre Liberdade Sindical e Proteção do Direito de Sindicalização.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


A Amarante desenvolve atividades socioambientais no Litoral de Alagoas, região em que os seus empreendimentos se localizam. Ao aderir a iniciativa da ONU, a empresa reforça seu papel com o meio ambiente e se compromete a implantar os princípios do pacto nas suas estratégias, operações e cultura corporativa.

Além disso, a empresa passará a relatar publicamente seus esforços e progressos, para contribuir com o desenvolvimento sustentável e a promoção de valores universais.

Segundo a Amarante, a ideia de fazer parte deste signatário surgiu através da percepção de responsabilidade e transparência com o público, e assim, por meio de uma carta assinada pelo CEO da Amarante, Mário Vasconcellos, conquistou a participação no projeto.

“Estávamos buscando algumas ideias de como poderíamos incentivar ainda mais os projetos de sustentabilidade na Amarante. A nossa missão com o ESG é algo que levamos muito a sério e quando vimos que poderíamos fazer parte do Pacto Global, notamos uma oportunidade de mostrar para todos o quão comprometidos estávamos com essa ideia”, explica Maria Luiza Romão, Gerente de ESG na Amarante.

Pilares 

A empresa ressalta que já tem como um dos seus pilares a seriedade com as ações de ESG. Entre as ações ambientais que a Amarante já realiza estão: a gestão de resíduos sólidos, estratégia para redução do consumo de plástico em todas as operações, economizador de energia em todos os apartamentos, estrutura para tratar de forma autônoma o esgoto das operações, iluminação de led e captação de água pluvial.

De acordo com uma pesquisa realizada com mais de mil hóspedes da Amarante, 60% deles afirmaram ter bastante conhecimento sobre a empresa e sobre sustentabilidade, e mais de 200 deram sugestões de como trazer mais melhorias relacionadas a esses assuntos.

Por fim, Maria Luiza afirma que a entrada no Pacto é uma conquista muito gratificante, pois trata-se de uma organização mundial renomada e que sempre traz propostas de melhorias para o meio ambiente e humanidade.

“Fazer parte disso só reafirma a presença da Amarante na prática de ESG e no compromisso com seus colaboradores e clientes”, conclui.

Sobre a Amarante

Amarante atua no setor de Turismo e Lazer do Brasil, colaborando com o mercado hoteleiro do Nordeste com os tradicionais Salinas MaragogiSalinas Maceió, além do empreendimento recente, o Japaratinga Lounge Resort.

Os empreendimentos oferecem serviço All Inclusive, ou seja, todas as refeições, lanches, petiscos e bebidas estão inclusas no valor da diária, qualificando ainda mais a experiência dos hóspedes.

No caso do Japaratinga Lounge Resort, o All Inclusive é Premium: todos os cardápios são assinados por renomados chefs da região.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE