Maceió, AL

30°C
Clear sky

Alagoas é líder em cobertura 5G no Brasil

Cerca de 82,36% dos moradores do estado já estão cobertos pela tecnologia da 5ª geração de redes móveis, informa MCom
Alagoas é o estado que avança com mais rapidez na implementação da quinta geração de redes móveis, informa o MCom (foto: Tânia Rêgo)

O estado de Alagoas está na liderança quando se trata de moradores cobertos pela tecnologia 5G. Já são 94 municípios com antenas instaladas, alcançando 82,36% da população com a cobertura da nova tecnologia. A informação é do Ministério das Comunicações (MCom).

A primeira antena do 5G instalada no Brasil foi no Distrito Federal. A região conta hoje com 96,87% dos moradores com possibilidade de acesso à nova tecnologia.

PUBLICIDADE


Entre os estados, Alagoas é o que avança com mais rapidez na implementação da quinta geração de redes móveis, informa o MCom.

Em seguida estão Rio de Janeiro, com 74,29% dos moradores cobertos; São Paulo, com 127 municípios com a cobertura; e Ceará, que possui 157 municípios com antenas 5G disponibilizando acesso para 62,84% dos moradores do estado.

Brasil

Atualmente, 753 municípios possuem a tecnologia 5G liberada para os cidadãos, incluindo todas as capitais brasileiras. São mais de 12,5 mil estações de quinta geração instaladas em todo o país, considerada a maior rede do mundo de 5G standalone, padrão que oferece ao usuário melhor experiência no uso da internet móvel.

Ainda de acordo com o MCom, já são mais de 10 milhões de usuários de 5G no país. Para esses brasileiros, a tecnologia da quinta geração de redes móveis está facilitando o dia a dia, principalmente dos que precisam de internet com qualidade para produzir. Isso porque o 5G é até 10 vezes mais rápido que o 4G e permite o compartilhamento de dados em tempo real.

Limpeza de faixa

O MCom informa que a implementação do 5G continua. A limpeza da Faixa 3,5 GHz já ocorreu em 1.610 municípios, abrangendo em cobertura mais de 141 milhões de brasileiros.

A chegada do 5G no país movimenta negócios em diversas áreas, como inteligência artificial, processamento de dados, metaverso, e-commerce, indústria, logística, transporte, saúde, educação e agronegócio.

“Essa agilidade em levar o 5G para os brasileiros é resultado do nosso compromisso em promover a inclusão digital e social de todos”, afirma o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

“Nós estamos trabalhando em conjunto com as operadoras para antecipar as entregas e trazer os benefícios do 5G ainda mais cedo para toda a sociedade”, completa.