Maceió, AL

30°C
Clear sky

Alagoana transforma entulho em tijolos ecológicos e recebe prêmio

Ação de Joedy Santa Rosa gerou mudanças na comunidade do Coque, no Recife (PE), com cursos aos moradores e revitalização de praça
Ela encontrou na produção de tijolos ecológicos, uma forma de ajudar a transformar o planeta e a sociedade em um lugar melhor de se viver (fotos: cortesia)

A engenheira civil alagoana Joedy Santa Rosa tem se destacado de forma inovadora: a construção sustentável e inclusiva. Na região metropolitana do Recife, em Pernambuco, ela encontrou na produção de tijolos ecológicos a partir de metralha, que são materiais de resíduos de construção, uma forma de ajudar a transformar o planeta e a sociedade em um lugar melhor de se viver.

O trabalho tem chamado a atenção não apenas pela abordagem ambientalmente responsável, mas também pelo impacto econômico que proporciona.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


A engenheira realizou cursos em parceira com a prefeitura do Recife, ensinando um pouco da técnica de criação dos tijolos para conscientizar a população sobre o descarte correto dos resíduos de construção civil, transformando-os em mobiliários urbanos para a própria comunidade.

A ação gerou mudanças da comunidade do Coque, com a revitalização da Praça Barreto Junior, recém-inaugurada. O projeto, desenvolvido em parceria com a Secretaria Executiva de Inovação Urbana da Prefeitura do Recife, recebeu o Troféu Construtores da Cultura de Paz.

Projeto recebeu o Troféu Construtores da Cultura de Paz

A iniciativa, parte da 13ª Edição do Espiritoartelidade, busca homenagear pessoas e instituições que promoveram ações em prol da coletividade com objetivo de transformação social.

“O tijolo ecológico é considerado um material de baixo impacto ambiental, um excelente aliado das políticas públicas que atendem aos ODS propostos pela ONU. O principal fator que o torna ecológico é sua produção, que não envolve o processo de queima. Ele é feito de solo e cimento, além de permitir facilmente a incorporação de resíduos. Além disso, eles são mais vantajosos em termos de consumo de madeira, cimento e ferro, tornando-os mais econômicos e acessíveis”, afirma Joedy Mayara, CEO da Santa Rosa Engenharia.

Esse método inovador contribui para a redução significativa dos custos de construção, variando entre 20% e 40%, tornando-o uma alternativa economicamente viável e ecologicamente responsável.

Sustentabilidade e eficiência

É na cidade de Camaragibe onde está instalada a usina de processamento que tritura todo o entulho de construção, convertendo-o em tijolos ecológicos. Essa prática tem se mostrado altamente eficiente na reciclagem de resíduos de construção, transformando o que antes era descartado como lixo em materiais de construção valiosos e sustentáveis.

Engenheira realizou cursos em parceira com a prefeitura do Recife, ensinando a técnica de criação dos tijolos para conscientizar a população sobre descarte correto dos resíduos de construção civil

Joedy, que deixou Maceió, sua cidade natal, há alguns anos, tem se destacado no estado vizinho como o pioneirismo na produção de tijolos ecológicos. Seu trabalho demonstra como é possível transformar materiais que antes seriam descartados no lixo em recursos valiosos para a construção civil, promovendo ao mesmo tempo a sustentabilidade ambiental e a eficiência econômica.

PUBLICIDADE