Maceió, AL

30°C
Clear sky

AL encerra participação com 2 medalhas de bronze na Gymnasiade

FAEC comemora participação de estudantes-atletas alagoanos que levaram o Brasil ao pódio na competição
Competições foram realizadas no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, o mesmo palco onde aconteceram as Olímpiadas Mundiais em 2016 (foto: Divulgação)

Os dois representantes de Alagoas, alunos de escolas públicas, que integraram a delegação brasileira nos Jogos Mundiais Escolares, a  Gymnasiade 2023, conquistaram medalhas e levaram o Brasil ao pódio na modalidade Wrestling. A competição é considerada o maior evento de jogos escolares do mundo e esse ano contou com 1.400 competidores de 46 países.

João Vitor é aluno da Escola Estadual Professora Rosalva Pereira Viana, em Maceió. Ele conquistou o bronze no estilo Luta Greco-Romana, 75kg. João dividiu o pódio com atletas da China e da Geórgia.

PUBLICIDADE


Esthefany Letícia estuda na Escola Estadual Professor José Vitorino da Rocha, também em Maceió. Ela conquistou o bronze no estilo livre até 46kg, subindo no pódio ao lado das atletas da China e dos Estados Unidos.

“A conquista do terceiro lugar mostra que a metodologia aplicada durante os treinamentos foi alcançada, foi eficiente, conforme o planejamento também que foi idealizado há dois anos atrás. Para participar de um evento mundial, já qualifico os dois atletas como destaque nessa modalidade olímpica. E retornar com duas medalhas, só temos que comemorar. Estamos muito felizes com os resultados”, comemorou o técnico Roberto Amorim.

A competição é realizada pela International School Sport Federation (ISF) junto com a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Os jogos começaram no dia 13 e se encerraram neste domingo (27).

A delegação brasileira contou com 404 integrantes, sendo 323 estudantes-atletas, de 26 estados, a maior da competição. Logo após veio a China, com 200 integrantes e o Chile, com 164 competidores.

As competições foram realizadas no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, o mesmo palco onde aconteceram as Olímpiadas Mundiais em 2016.

Parceria

Os estudantes alagoanos João e Esthefany viajaram graças à parceria da Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) com a CBDE, que garantiu todos os benefícios incluindo passagens aéreas, hospedagem, alimentação e transporte interno garantidos.

O presidente da FAEC, Irã Cândido, foi convocado pela ISF e também viajou para o Rio de Janeiro, onde a integrou a comissão técnica da competição.

“As medalhas conquistadas por alagoanos na Gymnasiade 2023 reforça a certeza de que estamos no caminho certo. Sabemos que Alagoas é um celeiro de talentos. Uma de nossas missões é levar oportunidades para esses talentos”, reforçou o presidente.

Ao todo, 18 modalidades foram disputadas: Tiro com Arco, Ginástica Artística, Atletismo, Badminton, Basquete 3×3, Boxe, Xadrez, Dança Esportiva, Esgrima, Judô, Karatê, Orientação, Ginástica Rítmica, Natação, Tênis de Mesa, Taekwondo, Wrestling. O paradesporto foi representado com disputas da Paranatação.