O Sicredi, instituição financeira cooperativa, anunciou, nesta quarta-feira (19), que vai dobrar cada real recebido em favor da população afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, por meio do pix da Fundação Sicredi. Até o momento, R$ 10 milhões foram recebidos nessa iniciativa, que teve início no dia 03 de maio. O Sicredi informa que aportou o mesmo valor doado, totalizando R$ 20 milhões.
“As enchentes no Rio Grande do Sul causaram estragos significativos, e o estado ainda precisa de apoio e solidariedade para ajudar a população afetada”, destaca Edvaldo Maia Lopes, Presidente da Sicredi Expansão.
De acordo com a instituição, os recursos estão sendo destinados às cooperativas e utilizados de diferentes formas, considerando a necessidade da população de cada município, incluindo a compra de mantimentos e de materiais necessários, adequados a cada situação.
“O Sicredi segue mobilizando os seus públicos, e continuará com a mesma dinâmica de igualar o valor recebido via pix da Fundação Sicredi. A iniciativa reflete um dos pilares do cooperativismo que é a solidariedade, com a união de esforços para enfrentar os desafios”, informa a instituição, por meio de comunicado à imprensa.
Os interessados em participar podem enviar suas doações, de qualquer valor, para a chave pix [email protected], conferindo o nome favorecido como Fundação Sicredi.
Ainda de acordo com a instituição, dos 397 municípios do RS que declararam estado de calamidade e emergência, conforme decreto estadual do dia 05 de maio, o Sicredi tem presença em 388, abrangendo mais de 2 milhões de associados. Em 49 desses 388 municípios, só existe o Sicredi como instituição financeira fisicamente presente, observa a cooperativa.
Ações
Desde o início das enchentes que assolaram o estado, o Sicredi ressalta que também vem cooperando com a comunidade de maneira geral, com ações como a organização, com apoio de parceiros, de 16 centros de distribuição de donativos.
Os centros de distribuição já receberam 97 caminhões com cargas de roupas, alimentos, água potável, produtos de higiene, itens para cama, entre outros. Os donativos têm sido destinados a abrigos, escolas, hospitais, Defesa Civil do RS e comunidade em geral, informa a Sicredi.
“A instituição também colaborou com a Defesa Civil do estado que atua no Centro de Operações de Proteção e Defesa Civil (Codec), no apoio à operacionalização de um assistente automatizado de atendimento ao cidadão, entre outras diversas ações locais realizadas pelas cooperativas em suas comunidades de atuação”, informa.