Cerca de 8 mil absorventes da campanha “Um Fluxo de Amor”, do Judiciário de Alagoas, foram entregues a moradoras das comunidades Mangabeiras, Cabaré Velho e Jardim das Paineiras, em Arapiraca.
Maria José dos Santos é dona de casa e recebeu absorventes para ela e suas filhas. “Muitas vezes não temos a chance de ter um absorvente. Vai ser muito bom pra mim e minhas filhas”.
Luciana Omena, secretária especial da Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), destacou a difícil realidade vivenciada pelas mulheres das comunidades visitadas.
“As mulheres daqui vivem uma situação muito precária e realmente não têm condições de comprar os absorventes. O Poder Judiciário fez questão de vir trazer as doações”.
Segundo Dinho Nascimento, líder da CUFA Arapiraca, as mulheres das comunidades escolhidas vivem em situação de extrema pobreza e de grande vulnerabilidade.
“Essas famílias não têm nem o que comer, imagine usufruir de algo como um absorvente. Muitas adolescentes, inclusive, deixam de estudar durante o ciclo menstrual”, avisou
Ele reforçou que “é algo muito importante para elas e suas famílias, que terão um pouco de conforto nesse período”.
A coordenadora do Cejusc de Arapiraca, Valkíria Malta, coordenou a campanha “Fluxo de Amor” em Arapiraca, que contou com o apoio da Faculdade Cesmac do Agreste e da OAB/Seccional Arapiraca.
“Foi uma campanha muito bonita, onde todos se engajaram nesta força-tarefa em prol da comunidade carente. Escolhemos essas comunidades, pois são muito carentes e precisam da nossa colaboração”.
Um Fluxo de Amor
A campanha de 2024 arrecadou mais de 30 mil unidades de absorventes. Seis entidades da capital também receberam as doações.