Maceió, AL

30°C
Clear sky

Volume expressivo de chuva perde força e cai no oceano

Defesa Civil mantém plantão porque ainda há possibilidade de chuva intensa no Leste de AL, entre os dias 21 e 22
Imagens mostraram que as áreas de instabilidade mais intensas organizaram-se em pontos isolados no centro-leste e norte da Região Nordeste, com registro de acumulados maiores que 70 mm (reprodução Nota Técnica)

A previsão de acumulados de chuva expressivos para este final de semana deixou muita gente preocupada, de olho nas nuvens. A notícia boa é que a chuvarada não caiu porque o volume mais significativo concentrou-se, principalmente, nas áreas oceânicas adjacentes ao litoral alagoano, espalhando-se, também, pelas regiões ambientais do Sertão, Sertão do São Francisco, Baixo São Francisco e na porção sul da Zona da Mata e Litoral, conforme informações da Nota Técnica da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

“O volume perdeu força e caiu no oceano”, afirmou o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Moisés Pereira de Melo.

PUBLICIDADE


“O sistema meteorológico, que estava atuando, perdeu força. Todos os modelos de previsão do tempo indicavam que haveria a intensificação das chuvas, porém com a mudança nos ventos o sistema acabou perdendo força e chovendo menos que o previsto”, detalhou o meteorologista da Semarh, Vinícius Pinho.

Apesar da melhora do tempo, o coronel Moisés Pereira informou que a Defesa Civil manterá o plantão, uma vez que ainda há possibilidade de chuva no Leste alagoano.

“As condições atmosféricas e as previsões mais recentes (rodadas do GFS e WRF 00Z do dia 21/05/2020) ainda indicam possibilidade de elevados acumulados de chuva para as regiões ambientais na porção Leste do Estado de Alagoas, entre os dias 21 e 22/05/2022”, informa a Nota Técnica.

A Sala de Alerta informou que segue monitorando as condições sinóticas e os modelos de previsão de tempo. Novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.

“Nos próximos dias, o tempo deve ficar mais seco, mas ainda não descartamos a ocorrência de algumas chuvas isoladas”, acrescentou Vinícius Pinho.