Maceió, AL

30°C
Clear sky

Vendas no comércio devem crescer até 30%, estima setor varejista alagoano

Campanha Natal Premiado, lançada nesta terça, deve colaborar com o aumento no volume de compras neste final de ano
Lançamento do Natal Premiado reuniu comerciantes da capital e do interior do estado, representantes do setor varejista alagoano e a imprensa (fotos: Severino Carvalho)

O volume de vendas no comércio alagoano, estimado para este final de ano, deve crescer até 30% em comparação ao mesmo período do ano passado. A projeção é dos representantes do setor varejista que participaram, nesta terça-feira (08), do lançamento da 10ª edição do Natal Premiado, durante solenidade realizada na sede da Associação Comercial de Maceió, no bairro de Jaraguá.

“Eu estou apostando num final de ano com volume de vendas acima de 25% a 30% em relação ao ano passado. Se a gente pegar os indicadores da própria Secretaria da Fazenda, que tem o índice de avaliação de vendas acumuladas no varejo, ele está acima desses 25%, mês a mês. Então a gente espera que agora, nesses meses de novembro e dezembro, esse índice supere a casa dos 25%, considerando valores nominais”, prevê o diretor de Marketing da Associação Comercial de Maceió, Luiz Antônio Jardim.

PUBLICIDADE


Para a presidente da Aliança Comercial de Maceió, Andreia Geraldo, a Campanha Natal Premiado chega num momento importante para o comércio alagoano, ajudando a consolidar o processo de retomada econômica com o fim das restrições sanitárias impostas por causa da pandemia.

“Essa Campanha constrói um círculo virtuoso, onde todos da cadeia ganham: ganha o estabelecimento, que consegue vender mais; o consumidor, que pode ganhar prêmios e parcelar suas compras e, também, o Estado que eleva a sua arrecadação. Estamos com a expectativa bastante positiva”, afirmou Andreia Geraldo.

O secretário especial da Receita Estadual, Luiz Dias, confirma, com base nos dados do Boletim Econômico da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), que o momento é de recuperação da economia alagoana.

“A gente acompanha toda a movimentação via nota fiscal eletrônica e publica, mês a mês, o Boletim Econômico. E esse Boletim vem demonstrando a recuperação da economia alagoana”, atesta Luiz Dias, que também participou do lançamento do Natal Premiado.

Na avaliação dele, o pagamento de auxílios à população mais carente colaborou com o processo de recuperação econômica.

Outro fator que deve favorecer o crescimento das vendas neste final de ano é o pagamento do 13º salário aos servidores públicos estaduais, previsto para acontecer até o dia 15 de dezembro, injetando, aproximadamente, R$ 350 milhões na economia alagoana.

“O Estado vem honrando seus compromissos, mantendo a folha em dia e assim será com o 13º, que está garantido aos servidores públicos. Isso também é uma parcela muito significativa para a economia. Trata-se de um dinheiro que é injetado no período antes do Natal e isso fomenta muito as compras de final de ano”, avaliou.

Natal Premiado

O lançamento do Natal Premiado reuniu comerciantes da capital e do interior do estado, representantes do setor varejista alagoano e a imprensa. A cerimônia foi realizada na Associação Comercial de Maceió, que contou, ainda, com a presença do presidente desta instituição, Kennedy Calheiros; e do superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira.

A cada R$ 80 em compras, nas lojas participantes do Natal Premiado, o consumidor ganha um cupom que, devidamente preenchido, lhe concede o direito de concorrer a 48 prêmios, dentre eles: um automóvel Corolla Cross zero km, mais dois caminhões de prêmios, dez camas box de casal e outros 35 prêmios – que juntos ultrapassam a casa dos R$300 mil.

Dentre os 48 prêmios da Campanha está um automóvel Corolla Cross zero km

A Campanha espera superar a marca do ano passado, que foi de 7 milhões de cupons preenchidos para o sorteio, e contar com a participação de mais de 2 mil empresas de diversos segmentos.

“Essa é uma campanha inclusiva, porque a gente mexe com o comércio central, mas, sobretudo, mexe com o comércio do interior e da periferia. Essa é a grande vantagem desse tipo de campanha cooperativada, que dá a todo comerciante a oportunidade de participar”, destacou Luiz Jardim.