Atividades educacionais para manter a mente de idosos sempre ativa, combatendo o isolamento social. Eis a proposta do projeto Universidade Aberta à Pessoa Idosa, em Maceió e Palmeira dos Índios.
O projeto de extensão tem sido desenvolvido pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) com foco no fato de que a solidão se dissolve em laços de amizade e conhecimento.
Geraci Gomes, de 93 anos, é uma das frequentadoras do projeto social. “Eu faço musculação para reduzir os impactos causados pela idade, renovei minha habilitação e ainda dirijo”, diz.
Idosos ativos e florescendo
O projeto tem garantido aos idosos a chance de continuar ativos e florescendo. É o caso de Normélia da Silva, que frequenta o Unapi há cinco anos e já conseguiu inserir seus pais na iniciativa.
Antes, eles viviam isolados. Agora, estudam, conversam, brincam, dançam, tocam pandeiro e triângulo “Aqui eu sou muito feliz com os meus amigos e a minha família”, afirmou um dos beneficiados.
Programas de saúde e atividades físicas ajudam a manter o corpo em movimento e a mente serena, garantindo que os anos dourados sejam vividos com vitalidade e alegria.
“Aqui é tudo de bom! Aqui eu encontro paz e igualdade”, afirmou Maria Alves, de 70 anos. Atualmente, o projeto beneficia idosos em Palmeira dos índios e Maceió.
A coordenação do projeto pretende expandi-lo para os demais campi da instituição.