A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) conquistou a nota máxima (5) no processo de recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC).
O processo de recredenciamento analisa a formação ofertada pelas instituições de ensino superior no Brasil, considerando critérios como a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.
São avaliados quesitos como estrutura física, bibliotecas, políticas estudantis, políticas pedagógicas, quadro de pessoal, acessibilidade e atendimento à legislação.
Salto de qualidade
O conceito máximo obtido pela Uncisal revela ainda um salto de qualidade: a instituição passou de nota 3 para nota 5, o que não é comum nas avaliações institucionais.
Ao longo dos últimos anos, a universidade passou por sua maior transformação desde a sua criação, em 1968. Foram investidos mais de R$ 20 milhões em ações de melhorias.
Na área de pesquisa e pós-graduação, a Uncisal saltou de um programa de mestrado, em 2017, para quatro programas de mestrado e dois doutorados atualmente.
Transformação em universidade
“Essa nota representa um marco para a universidade, como também foi a sua própria criação e a sua transformação em universidade”, diz o reitor Henrique Oliveira.
O pró-reitor de Ensino e Graduação da Uncisal, George Márcio da Costa e Souza, lembra que chegar ao nível máximo no processo de recredenciamento exigiu esforço em diversas áreas.
“Houve melhorias na estrutura física e ampliação da acessibilidade, mas também tivemos a ampliação da nossa biblioteca, inclusive com a criação de um acervo digital”, complementa.