Maceió, AL

30°C
Clear sky

Ufal leva pesquisadores à maior conferência de IA do mundo

Produção científica sobre Inteligência Artificial (IA) em Alagoas se destaca em evento internacional sobre educação
Ex-ministra Blazenka Divjak (Croácia) com professor Rafael Ferreira, em Recife (PE)

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) expõe alguns dos seus trabalhos sobre Inteligência Artificial (IA) no mais importante evento de IA aplicada à educação do mundo, em Recife (PE), até dia 12/07 (sexta-feira).

“É mais do que necessário explorar, com base em dados científicos, como essa tecnologia pode transformar a educação, pilar essencial para o desenvolvimento socioeconômico”, explica o professor Rafael Ferreira.

PUBLICIDADE


Professor Rafael é coordenador do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), ligado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e que tem 28 pesquisadores compartilhando experiências na conferência.

Liderança mundial em IA na educação

Para o professor Ig Bittencourt, do Departamento de Computação da Ufal, é simbólico que o Brasil seja sede da conferência sobre Inteligência Artificial, onde o NEES expõe 20 trabalhos ligados ao assunto.

“Estamos posicionados como uma liderança mundial sobre a temática de IA na educação”, afirmou Bittencourt, referindo-se à produção científica dos pesquisadores da Ufal neste segmento de produção científica.

Ig é o coordenador geral da Conferência Internacional sobre Inteligência Artificial (AIED, na sigla em inglês) e diretor geral do Núcleo de Exceleência em Tecnologias Sociais (NEES, cuja base é a Ufal.

Projetos do NEES na conferência

Dentre os projetos do NEES levados à conferência internacional, no Recife (PE), destacam-se os seguintes, em parceria com mais de 120 pesquisadores e com apoio Ministério da Educação (MEC):

 

  1. Acompanhamento Personalizado de Aprendizagem (APA)
    Aplicativo móvel que usa Inteligência Artificial para melhorar as habilidades de escrita dos estudantes do ensino fundamental, sobretudo os de comunidades de baixa renda.
  2. Sistema de Proteção das Trajetórias Escolares (SPTe)
    Aplicativo móvel que ajuda a prevenir o abandono escolar, identificando alunos em risco. Utilizando uma tecnologia desplugada, orienta intervenções baseadas em fatores de risco.
  3. MathAIde
    Plataforma que auxilia professores de matemática, otimizando seu trabalho através da Inteligência Artificial. IA diagnostica o desempenho individual de cada estudante. Professores recebem relatórios personalizados.
  4. Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)
    Ação governamental de maior alcance do Brasil, a distribuição gratuita de livros para milhões de alunos e professores de escolas públicas. O time do NEES desenvolve soluções computacionais.

 

IA em educação e Politicas Públicas

Seiji Isotani, professor da Universidade de São Paulo (UsP) e um dos fundadadores do NEES, palestrou durante o evento sobre Inteligência Artificial em Educação e Políticas Públicas: Um Caso do Brasil.

Com mais de 200 publicações científicas, ele está entre os 20 pesquisadores mais citados no mundo em suas áreas de atuação, conforme dados da plataforma Google Scholar.

O grupo liderado por Seiji é um dos mais produtivos e influentes do planeta sobre gamificação para fins educacionais.

 

Com informações da Comunicação NEES/Ufal