Maceió, AL

30°C
Clear sky

Ufal lança edital com 600 vagas para 5 cursos gratuitos de graduação a distância

Inscrições já estão abertas e devem ser realizadas exclusivamente on-line, até o dia 9 de março; saiba como!
Edital contempla cinco cursos de graduação: Pedagogia, Letras - Português, Letras - Espanhol, Geografia e Matemática (reprodução / Ascom Ufal)

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) abriu inscrições para o Processo Seletivo Simplificado 2025 do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). São 600 vagas para cursos gratuitos de licenciatura na modalidade a distância.

A Ufal informa que as inscrições já estão abertas e devem ser realizadas exclusivamente on-line, até o dia 9 de março, por meio do site da Copeve. O edital contempla cinco cursos de graduação: Pedagogia, Letras – Português, Letras – Espanhol, Geografia e Matemática.

PUBLICIDADE


As vagas estão distribuídas entre dez polos de apoio presencial nas cidades de Maceió, Arapiraca, Coruripe, Maragogi, Porto Calvo, Teotônio Vilela, Boca da Mata, Olho d’Água das Flores, Matriz de Camaragibe e Santana do Ipanema.

A seleção será realizada em uma única etapa, com base na média das notas de Língua Portuguesa e Matemática obtidas no Ensino Médio. Segundo Lilian Figueiredo Voss, coordenadora da UAB/Ufal, o processo foi estruturado para democratizar o acesso à graduação.

“Essa oferta reforça o compromisso da Ufal com a educação a distância e a formação de professores, facilitando a qualificação de profissionais em todo o estado”, destacou.

O público-alvo inclui professores da rede pública estadual e municipal de Alagoas, que terão reserva de vagas, além de candidatos da ampla concorrência que tenham concluído o Ensino Médio.

A vice-coordenadora da Cied, Camila Silva, ressalta a inovação no processo de inscrição. “Este ano, todo o procedimento será on-line, incluindo o envio da documentação, garantindo mais agilidade e acessibilidade aos candidatos”, explicou.

A taxa de inscrição é de R$ 30,00, com possibilidade de isenção para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. O edital também prevê reserva de vagas para cotistas, seguindo as diretrizes estabelecidas para o processo seletivo.

Reprodução / Ascom Ufal
PUBLICIDADE