Os estudantes de Ciências da Computação da Ufal Gabriel Barbosa Pereira, Lucas de Oliveira Amorim e John Victor Farias de Omena conquistaram o segundo lugar na 6º edição da Huawei ICT Competition (2021-2022) com projeto que aplica a Inteligência Artificial para o reconhecimento facial.
Sob supervisão do professor Rodrigo de Barros Paes, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), os acadêmicos encararam a competição, que avalia o talento dos participantes em setores como Network, Cloud, Industry e Inoovation, e superaram mais de 150 mil estudantes de todo o mundo.
“Na track (trilha) de inovação, era necessário levar um projeto que aplicasse tecnologias novas de TIC em soluções com benefícios comerciais e/ou sociais para problemas da indústria ou dia a dia”, conta John Victor Farias de Omena, um dos estudantes da Ufal premiados na competição.
Ele avalia como “muito interessante” a experiência de ter participado da competição. “Todo aluno do curso devia participar pelo menos uma vez em eventos desse tipo, pois estimula o raciocínio lógico sob pressão, algo que acontece em atividades do dia a dia no trabalho”, reforça.
A competição envolveu mais de 150 mil estudantes de 2 mil faculdades em 82 países e promoveu de maneira inovativa o uso das tecnologias Huawei. Cada equipe descreveu a ideia de um projeto, explicando o seu esquema em detalhes, em dez minutos, e respondendo às perguntas dos juízes em cinco minutos.
A Huawei, empresa chinesa, é considerada uma das maiores fabricantes de produtos tecnológicos do mundo, atualmente.