O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) aprovou, por unanimidade, o título de Doutor Honoris Causa ao multi-instrumentista alagoano Hermeto Pascoal. O “Bruxo dos Sons”, como é conhecido, nasceu em 22 de junho de 1936, no povoado Olho d’Água, em Arapiraca, hoje município Lagoa da Canoa.
O título foi concedido durante sessão ordinária do Consuni, realizada na terça-feira (10) com quórum qualificado: mais de 2/3 dos membros do Colegiado-, em votação secreta. De acordo com a Reitoria, a cerimônia de entrega deve ocorrer em Arapiraca, em data ainda a ser definida.
A proposta do título a Hermeto foi apresentada pelo professor Marcos Moreira, do curso de licenciatura em Música. A indicação teve o aval do Conselho do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca).
A diretora da unidade, Sandra Nunes, e Moreira, como vice-diretor, fizeram a defesa no Consuni, destacando o parecer técnico da comissão composta por Moreira, Sandra Nunes e o conselheiro Wellington Pereira, pró-reitor de Gestão de Pessoas e do Trabalho.
“É uma alegria muito grande ter participado de um momento tão especial. Essa homenagem é o reconhecimento que a Ufal faz à genialidade de Hermeto, o nosso bruxo. Estou muito feliz porque a decisão do Consuni é um marco nas comemorações dos 45 anos do nosso curso de licenciatura em Música”, declarou Moreira.
Proposta
O professor também conta que essa proposta nasceu de uma ação do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe), grupo de pesquisa vinculado ao curso de Música da Ufal, coordenado por ele e que congrega pesquisadores de Alagoas, de várias partes do Brasil, de Portugal e da França.
“Na edição deste ano do Festival de Música de Penedo na Europa, o Cemupe fez um evento que reuniu a Universidade de Sorbonne e a Universidade Nova de Lisboa, em Bordeaux, na França. Lá, um grupo de dez pesquisadores discutiram a obra de Hermeto, um músico que tem uma característica singular, por ser um autodidata que impressiona os estudiosos de teoria e composição musical do mundo”, revelou Moreira.
“É um conhecimento nato porque Hermeto não teve aulas formais de música. E o mais interessante e que intriga os pesquisadores é que a composição dele impressiona a quem faz análise musical e harmonia. Hermeto acompanhou compositores e vários artistas brasileiros e fez parte de várias etapas da história da nossa música. Tudo isso justifica a admiração que temos, admiração no sentido científico, e incentiva essa investigação permanente na obra do bruxo dos sons”, reforça.
A Ufal é a segunda universidade brasileira a conceder essa honraria a Hermeto, que já foi homenageado com outros títulos e distinções fora do estado de Alagoas. Ele também recebeu a outorga da Universidade Federal da Paraíba, em 2019, e da Juiliard School, de Nova York/EUA, em 2023.
“Este ano de 2024, Hermeto Pascoal foi homenageado pelo curso de Música da Ufal na Europa no evento do Centro de Musicologia de Penedo, denominado Festival de Música de Penedo”, lembrou.
Arapiraca
O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, também parabenizou a iniciativa do Ichca e a decisão do Consuni.
“O estado de Alagoas tem muito que agradecer a Hermeto, e a Ufal vai honrar essa responsabilidade. Agora, vamos fazer as tratativas para marcar a data da solenidade de entrega do título de Doutor Honoris Causa ao bruxo Hermeto Pascoal. Muito provavelmente vamos fazer a cerimônia em Arapiraca, mas ainda vamos acertar tudo isso”, finalizou.