O Conselho Universitário (Consuni) aprovou, por maioria de votos, o título de Doutor Honoris Causa para a professora Ana Dayse Rezende Dorea, reitora honorária da instituição alagoana.
A homenagem é em reconhecimento à atuação na Medicina e na Educação pública, com concreta contribuição para o crescimento e evolução da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
Ana Dayse liderou o que é considerado até hoje o maior e mais importante projeto de interiorizando para duas regiões alagoanas, Agreste, em 2006, e Sertão, em 2010.
Ela contribuiu para fazer a Ufal chegar “a quem nela não podia chegar”. A proposta para a concessão do título foi apresentada ao Consuni pelo professor Mário Jorge Jucá, da Famed.
A defesa do nome da professora Ana Dayse para o recebimento do título honorífico foi baseada em seu dinâmico e amplo percurso acadêmico notabilizado, no âmbito da Ufal, pela sua luta, empenho e compromisso.
Ana foi chefe de departamento, diretora do então Centro de Ciências da Saúde (Csau) – que aglutinava todos os cursos da área de saúde – vice-reitora e reitora por duas gestões consecutivas (2003 a 2011).
“Ana Dayse sempre foi uma líder em nossa unidade. Sua trilha foi recheada de atitudes e atividades nos pilares de formação acadêmica, desde a extensão e a assistência”, disse Mário Jucá.