A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) conquistou mais 192 cotas de bolsas do Projeto Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), por meio da segunda chamada do Edital 23/2022 – Capes. Com isso a instituição pública de ensino superior, que já conta com 240 cotas, poderá chegar a 432.
Para o coordenador de Desenvolvimento Pedagógico da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Willamys Soares, a ampliação das cotas de bolsas do Pibid na Ufal é um indicativo do compromisso da instituição com a formação de professores para a educação básica.
“Ao possibilitar a participação dos estudantes de licenciatura em projetos de iniciação à docência, a Ufal contribui para a construção de uma educação mais qualificada e inclusiva em Alagoas e no Brasil”, diz.
Até o dia 20 de abril estão disponíveis os editais que a Ufal lançou para selecionar os estudantes e supervisores que irão ocupar as novas cotas de bolsas. Os valores das bolsas são de R$ 700,00 para estudantes e R$ 1.200,00 para supervisores, por um período de até 12 meses.
“Essa conquista é motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica da Federal de Alagoas e representa um avanço significativo na formação de professores comprometidos com a melhoria da educação pública”, comemora.
Pibid
O Pibid é um programa do governo federal que busca fomentar a formação de professores para a educação básica por meio da concessão de bolsas a estudantes de licenciatura e supervisores de escolas públicas.
Com as novas cotas de bolsas, a Ufal amplia as oportunidades para os estudantes de licenciatura da instituição se engajarem em projetos de iniciação à docência e para os supervisores de escolas públicas contribuírem com a formação dos futuros professores.