O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL) realizou a doação de 660 kg de papel reciclável para Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila). O material é resultante da fragmentação de 2.138 dos processos judiciais findos e arquivados definitivamente há mais de cinco anos, autuados nos anos de 1996 a 2017.
Todos os processos haviam sido extintos sem resolução de mérito e eram oriundos das 2ª e 3ª Varas do Trabalho de Maceió/AL. Segundo o Tribunal, a doação, além de cumprir aspecto legal, faz parte das ações de responsabilidade social e ambiental adotadas pela instituição.
Na oportunidade, o coordenador da Gestão Documental e Memória do Tribunal, José Armando de Oliveira Melo, encarregado de supervisionar todo o procedimento de eliminação, fez a entrega do material para a presidente da cooperativa Gilvanice Maria dos Santos. De acordo com ele, a doação está em consonância com a legislação.
Cooperativa
A Coopvila é um empreendimento de economia solidária e surgiu com a necessidade de encontrar uma forma para os catadores que trabalhavam em péssimas condições no antigo lixão de Maceió.
Foi fundada em dezembro de 2008 e atualmente é formada por 35 cooperados, os quais coletam plásticos, metais, papéis e vidros.
A cooperativa desenvolve diversas atividades, como o incentivo ao cooperativismo junto aos catadores e catadoras, implantação da coleta seletiva em condomínios, residências, instituições de ensino, estabelecimentos comerciais e órgãos públicos, mobilização social por meio de ações culturais e educativas.