Maceió, AL

30°C
Clear sky

Três medalhistas em olimpíadas nacionais de Física e Astronomia

Flávia, Letycia e Emily, alunas do Ifal Maceió, são destaque em concursos do conhecimento de âmbito nacional
Alunas do Ifal Maceió se destacam em disputas nacionais em Física e Astronomia

Flávia da Silva (Edificações), Letycia de Lima (Informática para Internet) e Maria Emily Gomes (Edificações), alunas do Ifal Maceió, são medalhistas em olimpíadas do conhecimento de âmbito nacional.

Flávia, de 18 anos, é medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA 2023) e na Olimpíada Internacional de Física e Cultura (IphCO 2022).

PUBLICIDADE


“Iniciativas como esta desconstroem a ideia de que as ciências exatas não são para meninas”, avalia Flávia, que pretende ser pesquisadora na área de astrofísica.

Inspiramos outras meninas

Letycia Barbosa de Lima, de 18 anos, já coleciona 18 medalhas olímpicas, sendo ouro por dois anos seguidos na Olimpíada Brasileira de Astronomia – (OBA 2022 e 2023), e prata na OBA 2021.

Ela já participou de diversas olimpíadas e é a primeira aluna do Ifal a conquistar a suplência para a equipe brasileira das Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica (IOAA/OLAA) – 2023.

“Resolvi participar de tudo o que eu podia. E neste mundo nós somos inspiradas e inspiramos outras meninas. Quando uma consegue, são todas as outras que conseguem também”, comemora Letycia.

Conquistou sete medalhas

Emily Nayla Gomes, 19 anos, concluiu o curso técnico de Edificações e já ingressou no bacharelado em Ciências da Computação, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Ela chegou à final de seu curso com sete medalhas conquistadas, sendo duas de ouro, na Olimpíada Internacional de Física e Cultura (IphCO 2022) e na Olimpíada Nacional de Ciência (ONC 2022).