Três alunas da Rede Estadual de Ensino vão representar Alagoas no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). As estudantes Abelly Rayssa Dias Gomes, Maria Eduarda Souza Silva e Carla Tawany Ferreira dos Santos foram eleitas por meio de votação popular pela internet.
O PJM é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul que promove um espaço de encontro e diálogo entre alunos das redes públicas dos países membros do bloco. A edição deste ano tem foco nas mudanças climáticas e busca incentivar o protagonismo juvenil a partir da criação de propostas para problemas cotidianos.
Abelly Rayssa Dias Gomes (Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Maceió ) ficou em primeiro lugar com 558 votos. Ela desenvolveu o projeto “Escolas Esponjas” no enfrentamento das mudanças climáticas: mobilização estudantil e comunitária para a sustentabilidade”.
Em vídeo postado nas redes sociais dela, Abelly agradeceu ao público pela votação e ao professor orientador, Leandro Correa. A estudante destacou ainda o protagonismo feminino.
“O resultado saiu no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. E todos os projetos de Alagoas foram protagonizados por jovens mulheres. Isso é muito gratificante, pois mostra toda a força e protagonismo feminino presente no estado. Essa vitória não seria possível sem o apoio do meu colégio da Polícia Militar, Unidade Maceió, e a ajuda da Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino.
Em segundo lugar, com 163 votos, ficou Maria Eduarda Souza Silva, estudante da Escola Estadual Maria Liége de Albuquerque Tavares, em Junqueiro. Ela apresentou o projeto “Caminhos para a sustentabilidade: implementação de compostagem de resíduos e horta escolar no desenvolvimento da educação ambiental”.
Em terceiro, com 158 votos, ficou Carla Tawany Ferreira dos Santos, da Escola Estadual Professor Lima Castro, em Coruripe. Ela defendeu o projeto “Lima Castro, uma escola energeticamente autônoma”.
Etapa Internacional
A etapa internacional 2025 do PJM ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de agosto, em Foz do Iguaçu, no Brasil, e contará com a participação de estudantes representantes das províncias, departamentos ou estados dos países membros do Mercosul.
Os jovens aprendem sobre o funcionamento do bloco, suas instâncias e sobre como dialogar e buscar consenso para a proposição de soluções para problemas comuns.
Além de ampliar seus conhecimentos, os estudantes vivenciam o funcionamento das instituições democráticas e participam de debates construtivos que lhes permitem fortalecer a capacidade de expressar suas ideias, bem como desenvolver habilidades de reflexão crítica para a formulação de propostas que reflitam suas necessidades.