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Três alunas da rede pública vão representar AL no Parlamento Juvenil do Mercosul

Abelly Rayssa, Maria Eduarda e Carla Tawany foram eleitas por meio de votação popular pela internet
Abelly Rayssa Dias Gomes, Maria Eduarda Souza Silva e Carla Tawany Ferreira dos Santos são as representantes de Alagoas (fotos: divulgação)

Três alunas da Rede Estadual de Ensino vão representar Alagoas no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). As estudantes Abelly Rayssa Dias Gomes, Maria Eduarda Souza Silva e Carla Tawany Ferreira dos Santos foram eleitas por meio de votação popular pela internet.

O PJM é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul que promove um espaço de encontro e diálogo entre alunos das redes públicas dos países membros do bloco. A edição deste ano tem foco nas mudanças climáticas e busca incentivar o protagonismo juvenil a partir da criação de propostas para problemas cotidianos.

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Abelly Rayssa Dias Gomes (Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Maceió ) ficou em primeiro lugar com 558 votos. Ela desenvolveu o projeto “Escolas Esponjas” no enfrentamento das mudanças climáticas: mobilização estudantil e comunitária para a sustentabilidade”.

Em vídeo postado nas redes sociais dela, Abelly agradeceu ao público pela votação e ao professor orientador, Leandro Correa. A estudante destacou ainda o protagonismo feminino.

“O resultado saiu no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. E todos os projetos de Alagoas foram protagonizados por jovens mulheres. Isso é muito gratificante, pois mostra toda a força e protagonismo feminino presente no estado. Essa vitória não seria possível sem o apoio do meu colégio da Polícia Militar, Unidade Maceió, e a ajuda da Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino.

Abelly, do Colégio Tiradentes, defendeu o projeto “Escolas Esponjas”

Em segundo lugar, com 163 votos, ficou Maria Eduarda Souza Silva, estudante da Escola Estadual Maria Liége de Albuquerque Tavares, em Junqueiro. Ela apresentou o projeto “Caminhos para a sustentabilidade: implementação de compostagem de resíduos e horta escolar no desenvolvimento da educação ambiental”.

Em terceiro, com 158 votos, ficou Carla Tawany Ferreira dos Santos, da Escola Estadual Professor Lima Castro, em Coruripe. Ela defendeu o projeto “Lima Castro, uma escola energeticamente autônoma”.

Etapa Internacional

A etapa internacional 2025 do PJM ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de agosto, em Foz do Iguaçu, no Brasil, e contará com a participação de estudantes representantes das províncias, departamentos ou estados dos países membros do Mercosul.

Os jovens aprendem sobre o funcionamento do bloco, suas instâncias e sobre como dialogar e buscar consenso para a proposição de soluções para problemas comuns.

Além de ampliar seus conhecimentos, os estudantes vivenciam o funcionamento das instituições democráticas e participam de debates construtivos que lhes permitem fortalecer a capacidade de expressar suas ideias, bem como desenvolver habilidades de reflexão crítica para a formulação de propostas que reflitam suas necessidades.

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