Maceió, AL

30°C
Clear sky

Transporte aeromédico do SAMU registra recorde de atendimentos

Transporte de paciente entre Maceió e Recife em helicóptero de alta performance é feito em 50 minutos
Helicóptero do SAMU Alagoas é instrumento para agilizar transporte de pacientes

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas registrou 350 atendimentos em operações realizadas pelo transporte Aeromédico, em 2022.

Esse índice já é o mais alto desde que o helicóptero do Samu começou a operar no Estado, em 2010, o que representa um aumento de 26% em relação aos atendimentos de 2021, quando contabilizou 278 casos atendidos.

PUBLICIDADE


O Serviço Aeromédico conta com equipe pronta para realizar procedimentos avançados a bordo do helicóptero exclusivo para atendimentos, resgates e transferências hospitalares de longas distâncias.

Médicos, pilotos e enfermeiros

As equipes são compostas por médicos, enfermeiros do Samu Alagoas, pilotos da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL) e um tripulante do Corpo de Bombeiros Militar.

Com essa formação, o Serviço Aeromédico é capaz de realizar atendimentos clínicos, resgates e rondas preventivas contra afogamentos em todo o litoral alagoano.

De acordo com o supervisor do Samu Alagoas, o médico Jhonat Silva, a aeronave é uma ferramenta fundamental para agilizar os atendimentos.

“Com o helicóptero, conseguimos levar o melhor do nosso atendimento aos locais mais remotos do Estado, em intervalos bem pequenos. Isso faz muita diferença quando o assunto é salvar vidas” destacou Jhonat Silva.

UTI aérea voa 660 km sem abastecimento

O helicóptero do Samu Alagoas é uma aeronave modelo AS350 B3 da Airbus Helicopters, considerada de alta performance e com uma velocidade máxima de 280 km/h.

Com a aeronave é possível viajar mais de 660 km sem reabastecimento.

O trajeto de Maceió para Recife, por exemplo, costuma levar mais de 3 horas pela estrada, mas, a bordo do helicóptero do Samu Alagoas, a viagem dura apenas 50 minutos.