Começou, nesta segunda-feira (15), a ampliação da Campanha de Vacinação contra a Influenza. Todos os alagoanos a partir dos seis meses de idade já podem se vacinar contra a gripe. A medida atende à determinação do Ministério da Saúde (MS), diante do aumento de internações por infecções respiratórias em todo o território nacional.
Para se vacinar, basta comparecer aos postos de vacinação em qualquer um dos 102 municípios do estado, portando o Cartão de Vacinação para que a dose seja registrada.
No caso das crianças com seis meses a dois anos de idade que estejam sendo vacinadas pela primeira vez, deve ser aplicada uma segunda dose, quatro semanas após a aplicação da primeira, o que corresponde a 30 dias.
Até a sexta-feira (12), a Campanha de Vacinação contra a Influenza era destinada apenas a um público-alvo específico, mais suscetível a apresentar quadros graves da doença.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, apela para que os alagoanos compareçam aos postos de vacinação.
“A vacina contra a Influenza é comprovadamente segura e eficaz. Ela previne que as pessoas sejam acometidas pela doença e que, se adoecerem, não apresentem a forma grave, não precisem de internação hospitalar e, principalmente, não evoluam para óbito”, explicou.
Segundo a assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, enfermeira Rafaela Siqueira, a vacina contra a Influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
“Desse modo, não há razão para deixar de se vacinar, pois a vacina contra a Influenza é segura e evita a infecção dos tipos H1N1, H3N2 e Influenza B”, informou.
Segundo o Ministério da Saúde, mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas para todo o país. A meta é vacinar 90% da população brasileira.
De acordo com a Pasta, a orientação atende a pedido de estados e municípios, que podem usar as vacinas em estoque e adotar estratégias locais para operacionalizar a imunização, atendendo às realidades de cada região.
O objetivo, ainda segundo o Ministério, é expandir a cobertura vacinal contra a doença antes do inverno, quando as infecções respiratórias tendem a aumentar.
Maceió
Na capital, a vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde durante o dia e também em 15 Unidades que funcionam com o Corujão da Saúde.
A vacina também é disponibilizada nos seguintes pontos fixos:
Maceió Shopping – segunda a sábado, das 9h às 21h;
Pátio Shopping – segunda a sábado, das 15h às 21h e domingo, das 12h às 18h;
Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia – Todos os dias – das 15h às 21h;
Saúde da Gente Infantil, Mulher e das Grotas – das 8h às 20h;
Brota na Grota – das 9h às 16h.
Cadastro de idosos acamados
Para cadastro de vacinação de idosos acamados, os responsáveis podem entrar em contato para que a equipe faça a vacinação na residência.
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 14h;
Telefone: (82) 3312-5589;
E-mail: [email protected]
Com Assessorias e Agência Brasil