Se a temporada turística passada (2023/24) foi considerada a melhor da história, a próxima (24/25) já apresenta números robustos de que será ainda mais promissora para o Destino Alagoas.
“A melhor de todos os tempos, sem dúvida alguma!”, crava, mais uma vez, a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga.
“Eu falei isso no ano passado e eu não estava brincando. Nós tivemos a maior alta temporada já registrada na história: de 2023 para 2024, e agora, de 24 para 25, nós já anunciamos que vai ser a maior mesmo!”, disse ela, sem esconder o entusiasmo.
A entrevista foi concedida ao Alagoas Notícia Boa (ALNB) na noite de terça-feira (16) na cerimônia do prêmio Embaixadores do Turismo, que homenageou 33 profissionais que fomentaram o turismo de eventos e de negócios em Alagoas e para celebrar o bom desempenho deste segmento no estado.
O entusiasmo da secretária de Turismo se justifica pelos bons números que já se apresentam.
“Só no quantitativo de voos, nós atingimos, com a operadora Azul Viagens, 46 voos semanais extras para o período de alta temporada. Isso é mais que o total (43) do ano passado de voos extras na alta temporada”, comparou Bárbara Braga.
No dia 26 de junho passado, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a operadora Azul Viagens anunciaram que Alagoas receberá o maior número de voos destinados a um único Destino turístico na alta temporada 2024/25.
Serão 46 voos semanais partindo de 18 mercados, o que coloca Alagoas como o destino nacional mais vendido pela operadora.
Cruzeiros
No tocante à próxima temporada de cruzeiros marítimos, os ventos também sopram a favor, suplantando a alta estação anterior.
“No segmento de cruzeiros marítimos, também teremos a maior alta temporada. Na alta passada, foram 28 paradas de navios e, agora, teremos 33. Então, sem dúvida alguma, nossa expectativa é atingir, cada vez mais, um fluxo maior de passageiros em nosso aeroporto internacional, no nosso terminal rodoviário e no nosso Porto de Maceió”, celebra Bárbara Braga.
De acordo com os dados da Clia (Cruise Lines International Association), a última temporada registrou mais de 141 mil leitos, e a estimativa é de que mais de 148 mil unidades sejam ofertadas na temporada 24/25, que se inicia em novembro e se estende até abril de 2025.
Estudo da Clia estima que cada turista a bordo gere um impacto financeiro de R$ 606 no local de parada. Dessa forma, se os leitos disponíveis forem ocupados, é esperado que sejam injetados quase R$ 90 milhões na economia do estado com o fluxo de turistas que chegam através desses cruzeiros.
Trade
O entusiasmo também é verificado por parte do trade turístico. O presidente do Maceió Convention & Visitors Bureau, Milton Vasconcelos, comemora o aumento da malha aérea, que funciona como uma espécie de termômetro para a alta estação.
“Já temos bons e grandes indícios que são o aumento da malha aérea. Esse aumento é pré-requisito para que a gente tenha sucesso na alta temporada e as operadoras, companhias aéreas, já começaram a se posicionar com essa malha”, destacou Vasconcelos.
“Isso é muito importante porque a gente faz um trabalho comercial com antecedência para que esses voos sempre venham cheios e a gente tá trilhando um caminho para que tenhamos uma alta temporada, mais uma vez, superando a anterior, que já foi de grande relevância, percentualmente falando”, concluiu.