A Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) e a Associação Internacional de Linhas de Cruzeiros – Clia (Cruise Lines International Association) anunciaram o aumento de leitos ofertados para a temporada de cruzeiros 24/25. De acordo com os dados da Clia, a última estação teve mais de 141 mil leitos, e a estimativa é de que mais de 148 mil sejam ofertados para o período 24/25, que inicia em novembro e se estende até abril do próximo ano.
A previsão é de que 14 navios cheguem ao Porto de Maceió, fazendo 33 paradas na capital. Estudo da Clia estima que mais de R$ 80 milhões sejam injetados na economia do estado com o fluxo de cruzeiristas durante a próxima estação. A pesquisa leva em consideração o gasto médio de R$ 606 para cada turista no local de parada dos navios.
Assim, se os leitos disponíveis forem ocupados, espera-se que sejam injetados mais de R$ 80 milhões na economia do estado com o fluxo dos cruzeiristas.
Segundo a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, o aumento de cruzeiros representa a capacidade que o Destino Alagoas possui para receber cada vez mais os turistas que chegam ao Estado através do Porto da capital.
“Acabamos de encerrar a temporada de cruzeiros 2023/2024, que foi a maior temporada da história de Alagoas. Com o anúncio feito durante a reunião de balanço da temporada, sabemos que a próxima será ainda maior. Isso demonstra o quanto o nosso destino é querido pelos turistas, e o quanto as empresas de cruzeiros apostam no nosso estado”, destacou a secretária.
Desempenho histórico
Na temporada 23/24, o Porto de Maceió registrou um intenso fluxo de turistas durante os cinco meses de operação dos cruzeiros. Ao todo, foram 10 navios que chegaram ao porto de Maceió, com 28 paradas entre novembro de 2023 e abril de 2024.
Até então, foi a maior temporada de cruzeiro da história de Alagoas. Além do acréscimo no número de paradas, o estado recebeu navios maiores e com rotas mais duradouras.
Bárbara Braga destacou, ainda, que o sucesso da temporada 23/24 é resultado de todo o trabalho em conjunto para a promoção do Destino Alagoas e o investimento do Governo do Estado no setor do turismo, gerando uma infraestrutura que possa receber todos os turistas que chegam a Alagoas.
“Foram inúmeras as conquistas alcançadas no setor e o encerramento da temporada de cruzeiros 23/24 fecha com chave de ouro a alta temporada do Destino Alagoas. Isso demonstra que a parceria público-privada fortalece o turismo do nosso estado e mostra a importância dessas conexões para impulsionar cada vez mais o nosso destino”, disse.
“Os turistas que chegam por meio do Porto da capital movimentam desde a nossa hotelaria, como nossos bares, restaurantes e artesanatos. Esse fluxo vai para além da capital, com as visitas às cidades circunvizinhas outras regiões turísticas são impulsionadas, promovendo o desenvolvimento regional, aquecendo a economia e gerando emprego e renda aos nossos alagoanos”, concluiu.
Durante toda a temporada, a Setur esteve presente com um balcão de informações para atender os visitantes no Porto de Maceió. Na área de desembarque, promotoras bilíngues, fluentes nas línguas inglesa e espanhola, recepcionaram os cruzeiristas e distribuíram materiais promocionais com informações turísticas do Destino Alagoas.