Em cinco anos, Alagoas reduziu o tempo médio para abertura de empresas em 54h09, o que representa uma diminuição de 83,69%, de acordo com a Receita Federal, que avalia o andamento perante a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal).
A análise feita em todo o território nacional foi iniciada em 2019 e se constatou que para a constituição de um negócio em Alagoaso tempo médio de 64h42 (2 dias e 16h). Atualmente, a média de tempo alagoana se encontra em 10h33.
A marca atingida por Alagoas neste ano representa o sétimo menor tempo do país, ficando 36,4% abaixo da média nacional e 25,87% abaixo da média do Nordeste.
Para os valores estabelecidos pela Redesim, são consideradas as somas dos tempos para consulta de viabilidade, do tempo de validação cadastral dentro do sistema e do tempo para andamento perante as Juntas Comerciais.
A consulta de viabilidade, nos 102 municípios alagoanos, é uma pesquisa feita a fim de saber se o nome empresarial pode ser utilizado e se o local desejado para o negócio pode exercer as atividades pretendidas.
Tanto a consulta quanto o restante do andamento são feitos por meio do Portal Facilita Alagoas.Em 2024, a consulta prévia levou em média 6h23, a validação cadastral, 0h02, enquanto o andamento perante a Juceal, 4h06.
“Esses números são um reflexo de um trabalho de muito esforço e de muito foco no ambiente empresarial, que realmente tem gerado bons frutos”, frisou o presidente da Juceal, Ricardo Dória.