Willian Costa, de 29 anos, ganhou duas medalhas de ouro na natação dos Jogos do Paradesporto de Alagoas, realizados em Arapiraca, de 31 de março a 3 de abril. Cego, ele é mais uma revelação no esporte do Programa Sesi Pessoas com Deficiência (PSPCD) em Alagoas.
Talento, superação e muita força de vontade. Três expressões que explicam o sucesso de William. Ele foi o mais rápido nas categorias 50 metros livres e 50 metros nado de costas.
O resultado é fruto de muito treino, acompanhado de um grande esforço. Ele mora em Japaratinga, distante 120 quilômetros de Maceió, onde treina na Vila Olímpica do Sesi, às terças e quintas-feiras.
Para chegar a Maceió, ele pega carona em um veículo que viaja para a capital de madrugada e, muitas vezes, retorna à cidade do Litoral Norte tarde da noite. São cerca de duas horas e meia a cada viagem. Mas, o carinho e o apoio que recebe, tanto da equipe do Sesi, quanto dos companheiros do PSPCD, o motivam. A transformação e o bem-estar que o programa proporciona, também.
“Estou há três meses e tem sido muito importante para mim. [O PSPCD] mudou muito minha vida. Perdi uns quilinhos e conheci vários amigos. A gente conversa, brinca e motiva um ao outro”, destacou.
Os próximos desafios da revelação serão em Recife-PE e Fortaleza-CE. Se alcançar o índice na capital cearense, o nadador do Sesi irá competir numa prova internacional em Buenos Aires, na Argentina, no final deste ano.
“Nós estamos com uma safra de pessoas muito boas. O índice foi excelente, não tenho medo de afirmar que ele é o melhor nadador com deficiência visual de Alagoas, isso tudo está registrado”, revela o coordenador do Programa Sesi Pessoas com Deficiência, professor Pablo Lucini.