Vanessa Rodrigues é uma das 53 bolsistas do programa Oxetech Work, da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e que oferta bolsas de até R$ 1.500,00 para estudantes ou profissionais recém-formados trabalharem em empresas de tecnologia em Alagoas.
Bacharela em computação, Vanessa reforça que o Oxetech Work lhe permitiu regressar ao mercado de trabalho. Ela soube do projeto pelas redes sociais do Governo de Alagoas. Inscreveu-se, foi selecionada e hoje estagia na empresa de tecnologia ID5.
“Espero aproveitar bastante a oportunidade”, explica Vanessa, que reside em Arapiraca e desenvolve atividades de forma remota. “A empresa onde trabalho desenvolve produtos de marketing digital”, explicou ao ALNB.
Empresas cadastradas
Outros 52 estudantes foram selecionados já estão atuando nas empresas Live Sistemas, Senai Alagoas, Gonube, Cit Tecnologia, BK Telecomunicação, BK Tecnologia, Multidoor, Sesi Alagoas, ID5, Hand Talk, I Soluções, Mesha, Roga Labs e Stant.
Para ingressar no programa, é preciso ter conhecimentos em ciência de dados, inteligência artificial, internet das coisas, machine learning, análise de dados, desenvolvimento de sistemas para a web, redes e infraestrutura de redes, marketing e economia criativa.
Análise de habilidades
A partir do banco de dados, a coordenação do Oxetech Work cria um cadastro por meio do qual as empresas parceiras analisam as habilidades dos interessados e selecionam aqueles com perfil para o desempenho de determinadas funções no mercado de tecnologia.
Somente empresas de base tecnológica e economia criativa podem participar do programa, desde que tenham feito inscrição prévia no programa. O OxetechWork também está inserido no Centro de Inovação do Polo Tecnológico (CIPT), em Jaraguá, Maceió.
Estudantes interessados em participar do programa podem se inscrever clicando aqui até 21 de abril.