Um bloco de concreto celular termoacústico e pré-moldado, altamente resistente, sete vezes mais leve que o convencional e que promete substituir o tijolo. Esse foi o caso de sucesso apresentado pela startup alagoana Isobloco durante o evento InovAtiva Day, realizado na sede do Sebrae Alagoas.
A startup alagoana é liderada pelo empresário Henrique Ramos. Ele falou sobre as principais diferenças do produto inovador para o concreto convencional. O bloco é composto por cimento, sílica, agente aerador, além de micro e nanobolhas, deixando-o mais leve e assegurando proteção corta-fogo.
“O concreto que todo mundo conhece qualquer um faz, é como uma feijoada. O nosso é como uma comida gourmet, tem que ser feito na hora e entregar. Porque, se não for assim, as bolhas que são a leveza ao concreto se quebram. Assim, nós conseguimos ter um produto sete vezes mais leve que o concreto convencional e com uma resistência mecânica boa”, explicou Ramos.
Segundo ele, a Isobloco também é uma startup de impacto socioambiental. E destaca que é possível ter um negócio, ofertar produtos inovadores e ter lucro sempre de olho na sustentabilidade.
“Vimos que o nosso caminho estava ligado ao impacto social pelo produto que a gente oferece. O nosso propósito é melhorar a tecnologia da construção civil, melhorar a qualidade de vida das pessoas e preservar o meio ambiente. É com isso que ganhamos dinheiro”, disse, ressaltando que preservar o meio ambiente também gera lucro.
“Quando fazemos um produto assim, reduzimos o uso de água, temos uma conta de água mais barata. Não emitimos CO2. A Isobloco vai substituir o tijolo”, pontua Henrique.
Para chegar ao status atual, a Isobloco participou de diversas acelerações, inclusive do próprio programa InovAtiva, além de capacitações e acompanhamento do Sebrae.
“O InovAtiva ajudou a empresa a ter um crescimento no momento certo. Esse é um caminho trilhado. O empreendedor precisa ir buscando as acelerações que vão potencializar o negócio, e o InovAtiva é de graça, é uma base importante e faz um link essencial que é essa parceria com o Sebrae que também é um parceiro fundamental. Vários dos nossos passos foram ao lado do Sebrae”, ressaltou.
InovAtiva Day
O InovAtiva Day, realizado no sábado (11), foi um evento para todos os empreendedores participantes dos ciclos de aceleração dos programas do InovAtiva Brasil, InovAtiva de Impacto Socioambiental.
Além de Maceió, também receberam a terceira edição do InovAtiva Day as seguintes cidades: Manaus/AM, Teresina/PI, Fortaleza/CE, Aracaju/SE, São Luís/MA, Porto Velho/RO, Palmas/TO, Vitória/ES, Campo Grande/MS, Brasília/DF, Campinas/SP, Niterói/RJ, Londrina/PR e Pelotas/RS.
O InovAtiva, hub com iniciativas para todo o ecossistema de inovação e política pública de apoio ao empreendedorismo inovador no Brasil, é realizado pelo Sebrae em parceria com o governo federal, através do Ministério da Economia, com execução da Fundação Certi e coexecução da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e Impact Hub Brasil.