Maceió, AL

30°C
Clear sky

Startup de AL apresenta bloco de concreto que promete substituir o tijolo

Resistente e 7 vezes mais leve que o concreto convencional, produto inovador foi apresentado no InovAtiva Day
Bloco é composto por cimento, sílica, agente aerador, além de micro e nanobolhas, deixando-o mais leve e assegurando proteção corta-fogo (foto: divulgação)

Um bloco de concreto celular termoacústico e pré-moldado, altamente resistente, sete vezes mais leve que o convencional e que promete substituir o tijolo. Esse foi o caso de sucesso apresentado pela startup alagoana Isobloco durante o evento InovAtiva Day, realizado na sede do Sebrae Alagoas.

A startup alagoana é liderada pelo empresário Henrique Ramos. Ele falou sobre as principais diferenças do produto inovador para o concreto convencional. O bloco é composto por cimento, sílica, agente aerador, além de micro e nanobolhas, deixando-o mais leve e assegurando proteção corta-fogo.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


“O concreto que todo mundo conhece qualquer um faz, é como uma feijoada. O nosso é como uma comida gourmet, tem que ser feito na hora e entregar. Porque, se não for assim, as bolhas que são a leveza ao concreto se quebram. Assim, nós conseguimos ter um produto sete vezes mais leve que o concreto convencional e com uma resistência mecânica boa”, explicou Ramos.

Segundo ele, a Isobloco também é uma startup de impacto socioambiental. E destaca que é possível ter um negócio, ofertar produtos inovadores e ter lucro sempre de olho na sustentabilidade.

Ramos: “Conseguimos ter um produto sete vezes mais leve que o concreto convencional e com uma resistência mecânica boa” (foto: divulgação)

“Vimos que o nosso caminho estava ligado ao impacto social pelo produto que a gente oferece. O nosso propósito é melhorar a tecnologia da construção civil, melhorar a qualidade de vida das pessoas e preservar o meio ambiente. É com isso que ganhamos dinheiro”, disse, ressaltando que preservar o meio ambiente também gera lucro.

“Quando fazemos um produto assim, reduzimos o uso de água, temos uma conta de água mais barata. Não emitimos CO2. A Isobloco vai substituir o tijolo”, pontua Henrique.

Para chegar ao status atual, a Isobloco participou de diversas acelerações, inclusive do próprio programa InovAtiva, além de capacitações e acompanhamento do Sebrae.

“O InovAtiva ajudou a empresa a ter um crescimento no momento certo. Esse é um caminho trilhado. O empreendedor precisa ir buscando as acelerações que vão potencializar o negócio, e o InovAtiva é de graça, é uma base importante e faz um link essencial que é essa parceria com o Sebrae que também é um parceiro fundamental. Vários dos nossos passos foram ao lado do Sebrae”, ressaltou.

InovAtiva Day 

O InovAtiva Day, realizado no sábado (11), foi um evento para todos os empreendedores participantes dos ciclos de aceleração dos programas do InovAtiva Brasil, InovAtiva de Impacto Socioambiental.

Startup alagoana é liderada pelo empresário Henrique Ramos, que apresentou o produto durante o InovAtiva Day (foto: Kelvin Gomes)

Além de Maceió, também receberam a terceira edição do InovAtiva Day as seguintes cidades: Manaus/AM, Teresina/PI, Fortaleza/CE, Aracaju/SE, São Luís/MA, Porto Velho/RO, Palmas/TO, Vitória/ES, Campo Grande/MS, Brasília/DF, Campinas/SP, Niterói/RJ, Londrina/PR e Pelotas/RS.

O InovAtiva, hub com iniciativas para todo o ecossistema de inovação e política pública de apoio ao empreendedorismo inovador no Brasil, é realizado pelo Sebrae em parceria com o governo federal, através do Ministério da Economia, com execução da Fundação Certi e coexecução da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e Impact Hub Brasil.

PUBLICIDADE