Maceió, AL

30°C
Clear sky

Startup apoiada pela Fapeal se destaca no mercado esportivo e de health tech

Empresa desenvolveu um sistema de sensores e software que analisa os movimentos do corpo humano
Natanael Sousa afirmou que o apoio da Fapeal, por meio do edital do Programa Centelha AL 2 (2019), permitiu que a proposta saísse do papel (fotos: divulgação)

A Otimize – uma startup apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) – desenvolveu um sistema de sensores e software que analisa os movimentos do corpo humano. Com um preço mais atrativo do que as usuais câmeras infravermelhas utilizadas em filmes, a Otimize vem despontando no mercado esportivo e de health tech.

Segundo o CEO da empresa, Natanael Sousa, a ideia surgiu durante o doutorado na Universidade de São Paulo (USP), onde ele trabalhava com atletas profissionais de basquete, investigando os movimentos dos jogadores no momento do salto.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


A proposta da Otimize, com sensores que vêm em conjunto ao aplicativo, é estudar o deslocamento do corpo na realização de um movimento.

Com uma braçadeira similar a dos relógios de atividade física, que pode ser posicionada ao longo do corpo, ao dar play os sensores irão rastrear todo o movimento realizado.

Quando finalizado o treino, o app irá fornecer qual a angulação feita durante o exercício, e com esses dados é possível analisar se o usuário fez atividades excessivas, poucos movimentos, ou se estava dentro do esperado.

O sistema consegue dar com precisão 3D todas as ações feitas, o que não é possível ver em imagens de câmeras comuns, sem contar o adicional da análise.

“Você pode utilizar isso para ajustar os movimentos e fazê-los com uma qualidade melhor, para a evolução de uma performance, para prevenir uma lesão”, explicou o empreendedor.

Apoio

Natanael Sousa afirmou que o apoio da Fapeal, por meio do edital do Programa Centelha AL 2 (2019), permitiu que a proposta saísse do papel. Com os recursos, foi possível criar os protótipos, elaborar o desenho da case, produzir o projeto dos sensores e até mesmo pagar as bolsas dos desenvolvedores.

A proposta da Otimize, com sensores que vêm em conjunto ao aplicativo, é estudar o deslocamento do corpo na realização de um movimento

A empresa também foi contemplada no edital Lagoon Startups, lançado em parceria entre a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação e a Fapeal, obtendo investimentos para a execução e confecção do sistema.

“Os investimentos foram fundamentais para que hoje a Otimize pudesse estar no mercado e fazer as suas primeiras vendas, então a Fapeal foi tudo”, concluiu o pesquisador.

Com as vendas iniciais feitas em 2023 e as solicitações do sistema, o CEO já entende que é seu produto é um artigo demandado no mercado do esporte.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE