Maceió, AL

30°C
Clear sky

Sorriso de Plantão leva alegria a 5 hospitais na Festa das Crianças

O Alagoas Notícia Boa acompanhou as atividades desenvolvidas pelo projeto no Hospital Escola Dr. Helvio Auto
O pequeno Adrian Levi recebe o carinho da “Drª De Marte” (fotos e vídeo: Severino Carvalho)

Depois de dois anos das atividades presenciais suspensas por causa da pandemia, o Sorriso de Plantão voltou a realizar a Festa das Crianças nos cinco hospitais atendidos pelo projeto de extensão. A alegria tornou a circular pelos corredores, vestida de jaleco e nariz de palhaço. O amor irradiado pelos voluntários acalmou e enlevou os corações dos pequenos e de seus acompanhantes, outrora aflitos pelos danos emocionais causados pela internação.

O Alagoas Notícia Boa (ALNB) acompanhou as atividades desenvolvidas pelo Sorriso de Plantão no Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), uma das cinco unidades que receberam, simultaneamente, a celebração do Dia das Crianças, que chegou de forma antecipada, no sábado, 8 de outubro. No total, foram 126 crianças atendidas e 59 voluntários engajados nas ações.

PUBLICIDADE


Hospital Escola Dr. Helvio Auto foi uma das cinco unidades que receberam, simultaneamente, a celebração do Dia das Crianças

“O Sorriso de Plantão é um projeto voluntário, que tem como objetivo levar alegria para o ambiente hospitalar. A criança, quando está num ambiente hospitalar, não deixa de ser criança, ela sente a ausência da família, sente a ausência das brincadeiras e isso causa tristeza. Então o Sorriso de Plantão leva um pouco de alegria e leveza para essas crianças”, explica a acadêmica de enfermagem Luciene Gomes Rocha.

Ela cursa o 9º período na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e coordena a equipe de voluntários que atende os pacientes internados no Hospital Escola Dr. Helvio Auto. Integrante do Sorriso de Plantão há mais de três anos, Luciene se transforma na “Drª Nenalu Pink”, que receita doses de afeto e de alegria, em profusão.

A alegria tornou a circular pelos corredores dos hospitais, vestida de jaleco e nariz de palhaço

“Hoje em especial estamos com uma programação repleta de muito amor, de muita diversão, de muitas brincadeiras, em comemoração ao Dia das Crianças. Tudo foi preparado com muito carinho e com a ajuda da comunidade, que contribuiu com as doações, preparamos um momento único de muita alegria e de muita leveza”, descreveu.

Para realizar a festa simultânea em cinco hospitais da capital, o projeto Sorriso de Plantão fez uma grande campanha de arrecadação de brinquedos, alimentos, bebidas não alcoólicas e materiais de decoração.

A Festa das Crianças aconteceu no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), Hospital Geral do Estado de Alagoas (HGE), Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (HEHA), Santa Casa de Misericórdia de Maceió (Unidade Farol) e no Hospital da Criança.

“As brincadeiras são adaptadas para a faixa etária da criança e para a condição clínica dela, então tem desenho, quebra-cabeça, pintura, música, contação de histórias, enfim, uma infinidade de atividades”, resume.

Redução de danos

Depois de 18 dias de internação, o pequeno Adrian Levi pôde sair do isolamento. No colo da mamãe Jeane dos Santos, ele participou da Festa das Crianças.

“A gente estava em isolamento total, saiu para a pediatria e tem essa alegria. É um trabalho excelente”, afirma Jeane.

“O Sorriso de Plantão tem essa ideia de reduzir o dano causado pela hospitalização”, explica o estudante de medicina Leonardo Bruno de Almeida Pessoa, voluntário do Sorriso de Plantão, que assume a identidade do palhaço de hospital “Dr. Jornaleiro”.

Para realizar a Festa das Crianças, projeto Sorriso de Plantão promoveu uma campanha de arrecadação de donativos

“O Dia das Crianças gera expectativa pra gente e para todos. Está aqui dentro do hospital, num ambiente que não remete à alegria, e poder proporcionar uma festa dessas é gratificante. Esse trabalho voluntário me faz muito feliz, junto aos meus irmãos. Eu costumo dizer que mesmo sendo voluntário, quem mais ganha somos nós. Conseguimos sorrisos aqui, mas o sorriso que a gente leva para a casa e leva para o resto da semana é maior do que qualquer outra coisa”, define.

“É um momento de alegria, de descontração, de renovação de energia”, acrescenta a também voluntária Maria Renata Soares Ribeiro, 26, estudante de Medicina, a “Drª De Marte”.

O Projeto

O projeto Sorriso de Plantão é desenvolvido por meio da parceria entre a Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) com a Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). A iniciativa já conta com 20 anos de atividades lúdicas realizadas em Maceió.

As ações são promovidas todos os sábados com os integrantes se caracterizando de palhaços de hospital, com atividades lúdicas de interação musical, contação de história e a arte do Clown, auxiliando no tratamento médico-hospitalar e na recuperação.

No total, foram 126 crianças atendidas e 59 voluntários engajados nas ações realizadas em 5 hospitais

O trabalho é totalmente voluntário e realizado por estudantes de graduação de diversos cursos e instituições de ensino, recebendo certificado de extensão de 150 horas de carga horária emitido pela Uncisal, ao final do ciclo, que possui a duração de um ano.