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Sistema de Informações de Recursos Hídricos de AL será pioneiro no Brasil

Lançamento da ferramenta acontece nesta quinta (28), no Laboratório de Computação Científica e Visualização da Ufal
População terá acesso ao monitoramento hidrometeorológico, sendo possível acompanhar em tempo real o nível dos rios e o volume de chuvas (foto: Severino Carvalho)

O Sistema de Informações de Recursos Hídricos de Alagoas (SIRH) será lançado nesta quinta-feira (28), a partir das 9 horas, durante solenidade no auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A ferramenta busca garantir a disponibilidade hídrica e o monitoramento destes recursos de forma efetiva e com transparência.

O SIRH foi idealizado por meio de parceria entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e a Ufal. O lançamento da ferramenta representa um marco na gestão de recursos hídricos do Estado, destacando Alagoas no cenário nacional, sendo a primeira Unidade da Federação a contar com essa tecnologia.

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“O Sistema Integrado, da forma que a Semarh está apresentando, é pioneiro no Brasil. E a gente está, através da parceria com a Fapeal e a Ufal, implementando mais módulos. Então, o sistema vai ficar cada vez melhor ao longo dos anos e seremos, certamente, pioneiros em várias outras pautas de modernização dos recursos hídricos no país”, assegurou o gerente de Recursos Hídricos da Semarh, Augusto Hugo Farias da Cunha.

Através do novo sistema, que já entra em operação nesta quinta-feira (28), o cidadão poderá fazer a solicitação de outorga de autorização para o uso da água de forma online, preenchendo os formulários e inserindo os documentos exigidos sem precisar sair de casa. Também poderá acompanhar toda a evolução do seu processo por meio da plataforma.

“O módulo administrativo vai permitir ao cidadão que, no conforto de sua casa, dê entrada em processos de outorga pelo uso da água, tanto na regularização como no cadastro de novas captações. Antes, o pequeno irrigante tinha de sair de Delmiro Gouveia até Maceió para regularizar a sua outorga e gastar cerca R$ 800 de combustível. Agora, ele vai poder fazer isso de casa”, exemplificou Augusto Hugo.

Inscrições

O sistema também contará com um mapa com informações sobre a quantidade de outorgas concedidas em Alagoas, além das informações sobre a disponibilidade hídrica de cada rio e a demanda de água de cada bacia hidrográfica do Estado.

“O cidadão vai conseguir ver no mapa de Alagoas todas as outorgas em análise e emitidas. Além disso, poderá fazer download desses dados georreferenciados, não só das outorgas como das linhas dos rios e de outros sistemas de geoprocessamento relevantes”, destacou.

A população ainda terá acesso ao monitoramento hidrometeorológico, tornando possível o acompanhamento em tempo real do nível dos rios e do volume de chuvas nas regiões do Estado.

“Esse acesso fácil e transparente de acompanhamento das outorgas é muito relevante. Esse papel é solicitado, por exemplo, pelos bancos para se fazer um financiamento, ter acesso a crédito rural. Essa documentação proporciona, portanto, o desenvolvimento econômico do Estado, através da agricultura, porque os agricultores podem pegar financiamento com subsidio para aumentar a produção e gerar mais riqueza e mais alimento para a mesa do povo alagoano”, avaliou.

Ainda segundo Augusto Hugo, por meio de parcerias, servidores das secretarias municipais de Agricultura serão capacitados para auxiliar os pequenos irrigantes a obterem a regularização do uso água, acessando o Sistema Integrado sem sair de suas regiões. “Isso vai auxiliar principalmente aqueles que não têm muito traquejo com a tecnologia”, observou.

No evento de lançamento, aberto ao público, haverá a apresentação do sistema, suas funcionalidades e uma mesa-redonda sobre a modernização da gestão dos recursos hídricos e seus impactos.

Os interessados em participar do lançamento podem fazer a inscrição CLICANDO AQUI.

Com Ascom Semarh