Maceió, AL

30°C
Clear sky

Shoppings e TJAL vão promover ações de combate à violência contra a mulher

Centros de compras em Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia assinaram o termo de cooperação
A partir da parceria, serão realizadas campanhas educativas, implementação de programas específicos e capacitação dos colaboradores e seguranças (foto: Dicom TJ/AL)

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e os shoppings Pátio, Maceió, Parque, da Vila e Partage assumiram o compromisso de promover ações de conscientização sobre o combate à violência doméstica. Serão realizados ainda treinamentos aos funcionários desses grandes centros de compras, localizados em Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia.

A Polícia Militar de Alagoas (PMAL) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) também assinaram o termo para firmar a cooperação mútua entre as instituições. A solenidade foi realizada na sexta-feira (8) na sede do TJ/AL, em Maceió, no Dia Internacional da Mulher.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


A partir da parceria, serão realizadas campanhas educativas, implementação de programas específicos e capacitação dos colaboradores e seguranças, contribuindo para a conscientização e aplicação efetiva da Lei Maria da Penha e dos direitos humanos das mulheres.

O presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho, ressaltou sua alegria e satisfação em capitanear uma parceria histórica e significativa neste 08 de março.

“O problema é de todos! E eu fiquei encantado com os shopping centers do estado se unirem ao Poder Judiciário, ao TRE, a Polícia Militar e OAB para falarmos desse mal que assola o Brasil e Alagoas que é a violência contra a mulher que precisa acabar. Precisamos trabalhar o quanto antes e sei que podemos diminuir significativamente esse mal”, falou Tourinho.

A coordenadora do Mulher do TJAL, juíza Eliana Acioly, também destacou a união de forças inédita e histórica de todos os shoppings no combate à violência contra a mulher.

“O dia internacional da mulher é um dia de reflexão e de ações voltadas para igualdade de gênero na luta, sempre, pela dignidade e pelos direitos da mulher”, pontuou.

Ações

A superintendente do Parque Shopping Maceió, Isabella Alencar, enfatizou a importância da iniciativa e disse que também é papel desses grandes espaços em realizar ações mais contundentes de combate a violência contra a mulher.

“Essa também é uma causa nossa e a gente não só tem uma grande circulação de clientes, como também temos muitas funcionárias mulheres. Então essa também é uma forma da gente querer ajudar a dar ajuda a quem precisa”, disse.

De acordo com ela, os colaboradores também receberão treinamento.

“Nossos funcionários precisam saber identificar, abordar, ajudar e direcionar as mulheres que estejam precisando de ajuda”, completou.

A PMAL, por meio da Patrulha Maria da Penha e da Direção de Políticas Preventivas, assumiu o compromisso, junto ao TJAL, de promover capacitação e treinamentos periódicos, em datas previamente agendadas.

Além disso, a PMAL irá disponibilizar as viaturas da Patrulha em ações e eventos voltados à prevenção e combate à violência contra a mulher nos shoppings signatários do acordo.

Cronograma

A primeira ação será feita de forma simultânea, dos dias 18 a 22 de março, com disponibilização de local para atendimento ao público através de quiosque padronizado para todos os shoppings centers, com distribuição de material e orientação ao público, bem como realização de adesivação de toaletes femininos dos shoppings e provadores femininos das lojas que concordarem com a adesivação, entre outros espaços.

Ainda no dia 18, será realizada uma capacitação dos colaboradores e seguranças do Shopping Pátio pela Coordenadoria da Mulher do TJAL, Patrulha Maria da Penha e Direção de Políticas Preventivas da PMAL.

Além disso, nos demais meses do ano, de abril a novembro, serão realizados outros treinamentos nos outros shoppings, além de outras ações educativas.

O objetivo é trabalhar para além do mês de março e utilizar os espaços dos shoppings para atingir cada vez mais pessoas, conscientizando-as sobre a importância da denúncia e do combate à violência doméstica.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE