Maceió, AL

30°C
Clear sky

Seplag ouve população de oito cidades sertanejas, em Delmiro

Objetivo é colher informações para elaboração do projeto de desenvolvimento de Alagoas pelos próximos quatro anos
Integrantes da sociedade civil colaboram com proposta para desenvolvimento de Alagoas

A Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) promove o 5º Fórum Regional Participativo do novo Plano Plurianual (PPA), na sexta-feira (19), em Delmiro Gouveia. O evento, aberto ao público, terá início às 9h, no auditório da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com a presença do governador Paulo Dantas.

A iniciativa contempla os moradores de cidades como Delmiro Gouveia, Água Branca, Canapi, Inhapi, Mata Grande, Olho D’água do Casado, Pariconha e Piranhas. Os fóruns regionais participativos têm o objetivo de ouvir a sociedade para a construção do PPA – principal mecanismo de planejamento governamental para os próximos quatro anos.

PUBLICIDADE


A iniciativa é aberta à participação da comunidade escolar, profissionais da saúde, povos originários, líderes comunitários, prefeitos, Poder Legislativo dos municípios, conselhos, sindicatos e a população. O documento finalizado será aprovado pelos deputados porque vai conter as políticas públicas prioritárias para a população.

O chefe do Poder Executivo estadual também salientou que, a partir do PPA participativo, o governo vai ter a condição de entender as potencialidades regionais, as maiores dificuldades e as soluções para Alagoas. Os municípios de União dos Palmares, Penedo, São Miguel dos Campos e Maceió já receberam o fórum regional.

Outras cinco cidades polo serão contempladas: Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Maragogi, Arapiraca e Santana do Ipanema. A programação completa com os dias e locais da realização dos fóruns está no site ppa.al.gov.br.

A Seplag conta com a plataforma PPA Online. Nela, os alagoanos podem sugerir melhorias em áreas como saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, emprego, ciência e inovação. Para contribuir, basta acessar o endereço eletrônico ppa.al.gov.br, clicar na aba PARTICIPE e escrever o problema e/ou sugestão no espaço em branco.

A plataforma ficará aberta até o final de junho.