Seminários gratuitos vão discutir os avanços da energia solar fotovoltaica para os pequenos negócios em Alagoas. A iniciativa é do Sebrae e acontece nos dias 6, 7, 8 e 9 de junho em Maceió, Penedo, Delmiro Gouveia e Arapiraca, respectivamente.
Na capital, o evento será a partir das 19h, na sede do Sebrae. Em Penedo, na Casa da Aposentadoria, a partir das 19h. Na cidade de Delmiro Gouveia, será a partir das 9h, no Bristol Aline Hotel. Em Arapiraca, às 19h, na Agência de Atendimento Integrada do Sebrae no município.
Nos seminários, serão discutidos os benefícios e as oportunidades de ganhos de competitividade com a utilização dessa matriz energética que pode trazer para as micro e pequenas empresas, bem como tratar sobre o cenário de legislação referente à geração distribuída de energia.
O evento é voltado a todos os empreendedores que desejam obter informações sobre como instalar um sistema de energia solar fotovoltaica no seu negócio e sobre os ganhos de competitividade que eles terão com o investimento.
De acordo com o analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Harisson Freitas, também serão debatidas as principais ações e soluções na temática de eficiência energética e sua importância para o correto dimensionamento de um projeto fotovoltaico.
“Os participantes ainda poderão conhecer empresas locais que instalam sistemas de energia solar fotovoltaica, assim como instituições financeiras que possuem linhas de crédito específicas para o financiamento de projetos fotovoltaicos, para que possam realizar simulações e solicitações de propostas comerciais”, acrescenta Harisson Freitas.
Programação
O seminário contará com duas palestras. A primeira delas, “Benefícios e Oportunidades do Marco Legal da Geração Distribuída”, será conduzida por representantes da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
Na apresentação, os participantes poderão conhecer mais sobre as mudanças na regulação do setor e o período de transição da legislação para se beneficiar das regras atuais de compensação de créditos.
Já a segunda palestra, “A importância da Eficiência Energética no dimensionamento de projetos fotovoltaicos”, será ministrada por um especialista em eficiência energética do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O palestrante compartilhará as principais orientações e soluções para que os pequenos negócios tenham a possibilidade de gerenciar da melhor maneira os seus custos energéticos.
Além disso, vai esclarecer como podem compreender que, em um investimento em energia solar fotovoltaica, é indispensável que sejam realizados estudos de eficiência energética para o correto dimensionamento dos projetos, proporcionando um retorno mais preciso.
Após as palestras, será realizado um coquetel de networking entre os participantes do evento e algumas empresas que instalam sistemas de energia solar fotovoltaica em Alagoas, assim como instituições financeiras que possuem linhas de crédito específicas para o financiamento de projetos de energia solar.
Harrison Freitas ainda destacou a importância de trazer essa discussão para as micro e pequenas empresas alagoanas dado o cenário energético no Brasil que permanece desafiador. Com o enfrentamento de seguidos reajustes nas tarifas energéticas, com a criação de novas bandeiras tarifárias, a exemplo da bandeira de escassez hídrica, que foi criada devido à maior crise enfrentada pelo país em 91 anos.
“Neste contexto, é essencial que os pequenos negócios se conscientizem sobre a importância de realizar a gestão da energia no seu empreendimento, assim como tenham as informações necessárias para que possam avaliar a possibilidade de mudança da matriz energética. A energia solar fotovoltaica se apresenta como uma excelente e viável alternativa, que proporcionará ganhos de competitividade e segurança energética”, conclui Harrison Freitas.
Os Seminários de Energia Solar Fotovoltaica são realizados pelo Sebrae Alagoas em parceria com o Senai-AL, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Sindicato das Indústrias de Energia do Estado de Alagoas (Sindenergia-AL), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – (Crea-AL) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal).