Estão abertas as inscrições para o Seminário ‘Sustentabilidade na Moda – Impactos e Novas Tecnologias’, que será realizado pelo Sebrae Alagoas e parceiros na próxima terça-feira (14), a partir das 14h, no Centro de Formação Profissional Gustavo Paiva (Senai – Poço), em Maceió. Os desafios sociais, econômicos e ambientais do segmento da moda serão alguns dos temas abordados durante o evento.
Os participantes também conhecerão as novas tendências do setor, além de receber orientação das soluções disponíveis que podem minimizar os impactos ambientais gerados no processo de desenvolvimento de produtos de pequenos negócios de indústria e varejo da moda.
As inscrições para o seminário ‘Sustentabilidade na Moda: Impactos e Novas Tecnologias’ são gratuitas e podem ser feitas CLICANDO AQUI. As vagas são limitadas.
O evento terá início com a palestra ‘Eficiência Energética na Indústria da Moda’, ministrada pelo representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Alagoas (Crea-AL) e consultor do Senai na área de energia, Willman Maynart.
Em seguida, terá início o painel ‘Novas Tecnologias para Impressão Digital na Indústria da Moda’ com o palestrante Márcio Neves, da Empresa DSI. Logo depois será apresentado o Caderno de Tendências da Moda por Renata Mendonça, da Agência Mescla. O produto é resultado de um estudo contratado pelo Sebrae Alagoas.
Por fim, o último painel apresentará as ‘Recomendações para Moda Brasileira Sustentável’ com a palestrante, consultora na Reos Partners e atuante como gestora do Colabora Moda Sustentável, Thayne Garcia.
Economia
A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Ana Paula Dantas, destaca a importância das pequenas empresas e pequenas indústrias da moda debaterem esses temas.
“Queremos mostrar para essas empresas algumas soluções, resultados positivos para que elas possam ser mais sustentáveis no uso de energia. Com essas soluções elas conseguem baixar as taxas, o valor na conta de energia e o que pode ser aplicado no pequeno negócio para gerar economia”, expôs.
“Também abordaremos as novas tecnologias de impressão digital, que hoje são mais sustentáveis, além das recomendações da moda, que envolvem ESG e são de grande relevância para que essas empresas se adéquem aos novos requisitos do setor”, acrescentou.
O último painel também marcará o lançamento da plataforma Inova Moda Digital com palestrante do Senai Cetiqt.
“Todo o conteúdo, que antes era impresso, agora será digital, em uma nova versão, trazendo diversas informações sobre a moda do mundo inteiro, abordando, também, questões como a sustentabilidade. Quando passamos a não imprimir esse material e não gerar resíduos, isso já é uma atitude sustentável”, conclui Ana Paula Dantas.
O evento é uma realização do Sebrae Alagoas e parceiros como a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Alagoas), Crea-AL, Senai-Cetiqt, Sindicato das Indústrias do Vestuário, da Confecção de Roupas Íntimas e da Fabricação de Bijuterias e de Joalheria do Estado de Alagoas (Sindivest/AL), DSI Sistemas de Impressão e Colabora Moda Sustentável.