Mais de 8 mil pessoas foram contempladas com ações educativas durante a Semana Nacional de Trânsito promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran). As atividades foram desenvolvidas em 15 municípios, entre os dias 17 e 25 de setembro.
Desse total, 6 mil crianças e jovens receberam orientações fundamentais sobre a conduta adequada nas ruas e rodovias do estado.
Com a esquete teatral: “Sua vida vale mais que um like”, estudantes do interior aprenderam de forma lúdica sobre as normas de trânsito. Unindo arte e educação, o Detran foi a todas as regiões do estado para mostrar à geração hiperconectada os perigos de usar o celular ao dirigir, os riscos de misturar álcool e direção e andar de motocicleta sem capacete.
Em Maceió, a sede do órgão recebeu alunos todos os dias, onde eles puderam assistir vídeos, participar de debates e de atividades educativas no circuito de trânsito.
Para o diretor-presidente do Detran, Marco Fireman, todas as ações foram pensadas para conseguir formar multiplicadores das boas condutas no trânsito, além de cidadãos mais conscientes.
“O trânsito é um ambiente de convivência e compartilhamento social, onde precisamos ter empatia, gentileza e respeito às regras. Trabalhamos com todas as faixas-etárias durante a Semana Nacional de Trânsito. Levamos educação para o trânsito de forma lúdica para as crianças e jovens, onde tivemos um foco maior, para assim conseguir formar futuros condutores ainda mais conscientes. Mas os adultos também não ficaram de fora, que participaram de palestras, capacitações, blitzes educativas e diversas outras ações”, afirmou.
Passo importante
A Semana Nacional de Trânsito foi recheada de ações educativas, e representa um passo importante em direção a cidadãos mais conscientes.
Empenhado em seu papel de proteger vidas e tornar as vias públicas um lugar mais seguro para todos, o Detran levou para o interior uma blitz educativa em Palmeira dos Índios e um passeio ciclístico em São Miguel dos Campos.
União dos Palmares recebeu um curso de pilotagem defensiva para motociclistas e uma palestra sobre direção defensiva para os condutores da Secretaria Municipal de Saúde.
Em Maceió, as estratégias para levar educação para o trânsito contaram com a realização de um aulão preparatório para candidatos à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), um curso de atualização em trânsito para os profissionais dos Centros de Formação de Condutores (CFCs).
Já a Arena da Vida, no Shopping Pátio Maceió, contou com jogos interativos, espelho mágico, vídeo 360º e minicircuito para crianças.
De acordo com Sonály Bastos, superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, as ações demonstraram o compromisso do órgão em criar uma cultura de trânsito mais segura em todo o estado.
“Nosso principal objetivo é preservar vidas. Quando vamos a uma escola e conscientizamos uma criança sobre o uso do cinto de segurança, ela leva essa informação para casa e chama a atenção dos pais ao entrar no carro e isso pode salvar uma vida. Trabalhamos em todas as frentes para formar o cidadão desde pequeno sobre as condutas adequadas e também reforçamos com os adultos quais atitudes eles podem adotar para fazer do trânsito um ambiente mais seguro”, ressaltou.
Para ampliar a conscientização e a segurança no trânsito, as equipes do Detran se mobilizaram em diversas frentes e firmaram parcerias com as Superintendências Municipais de Transporte e Trânsito; a rede de concessionárias Honda, com o projeto Moto Amiga; Sest/Senat e Serviço Social de Comércio (Sesc).