Com o tema “Um gesto pequeno pode alimentar um grande sonho. Doe leite materno!”, a Maternidade Escola Santa Mônica, unidade da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), desenvolveu uma programação especial para comemorar a Semana de Doação de Leite 2023.
A abertura acontece nesta sexta-feira (19), Dia Mundial de Doação de Leite Humano, em rede nacional com a Rede Global de Bancos de Leite Humano de forma online. Às 19 horas haverá uma cantata para as mães na maternidade.
No domingo (21) haverá uma ação na rua fechada, em parceria com as secretarias de Estado da Primeira Infância (Secria) e da Saúde (Sesau), Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS/Saúde da Criança) e a Sociedade Alagoana de Pediatria (SAP).
Já na segunda-feira (22) haverá uma ação comunitária na praça Padre Cícero, no bairro do Benedito Bentes. A ação acontece em parceria com SMS de Maceió e a Sesau.
Na terça-feira (23) estão programadas rodas de conversa na Maternidade Santa Mônica sobre a temática da campanha, que a importância da doação de leite materno.
No dia 24, as mães internas da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru terão a oportunidade de participar do Chá do Bem Comum. às 15h.
Encerrando a programação, no dia 25 será realizada a já tradicional blitz no sinal de trânsito em frente à maternidade no período da tarde.
Banco de Leite
O banco de leite da Maternidade Escola Santa Mônica funciona 24 horas, na assistência às mães que apresentam dificuldades para amamentar. Além disso, orienta as mães doadoras, fornece os kits de doação e realiza a coleta na residência.
Trata-se de um serviço crucial para o trabalho desenvolvido pela Santa Mônica no que diz respeito à saúde materna e infantil.
Campanha
O Ministério da Saúde lançou, nessa quinta-feira (18), a Campanha Nacional de Doação de Leite Humano. A meta é ampliar em 5%, em 2023, a oferta de leite materno a bebês prematuros ou de baixo peso internados em UTIs e que não podem ser amamentados pelas próprias mães.
Com esse percentual, será possível atender, pelo menos, 60% da demanda por leite humano, o equivalente a 245,7 mil litros. Atualmente, 55% dos bebês prematuros ou de baixo peso recebem leite humano. Em 2022, foram coletados 234 mil litros de leites, que alimentaram 222 mil recém-nascidos. No total, 197 mil mulheres fizeram doações no período.
Com o slogan, “Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho. Doe leite materno”, a campanha marca o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, celebrado nesta sexta-feira (19), e quer atrair mais doadoras.
O Ministério da Saúde reforça que qualquer quantidade de leite pode ser doada. Um pote de 200 ml, por exemplo, serve para alimentar até dez bebês prematuros ou com baixo peso. Toda mulher que está amamentando pode ser doadora. É preciso estar em condição saudável e não estar tomando medicação que interfira na amamentação.
Para saber a localização de um banco de leite humano, basta ligar para o número 136 ou acessar o site da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.
Com Ascom Uncisal e Agência Brasil