O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) deve contar com avião para ampliar o socorro a pacientes em estado grave e que precisem ser levados a hospitais em Alagoas ou fora do Estado.
“Atender num tempo-resposta mínimo possível é o desafio do Samu. A aeronave roporciona mais eficiência e eficácia na assistência”, destacou a coordenadora do Samu Maceió, a enfermeira Beatriz Santana.
Integrantes do Serviço Aeromédico do Samu e do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) alinharam as diretrizes para funcionamento do novo serviço, em recente reunião.
Os protocolos específicos sobre o transporte dos pacientes também foram debatidos. “A previsão é que ainda neste mês de dezembro, o serviço seja implantado.
Para o coordenador médico do Samu Maceió, médico Adriano Belo, ampliar o suporte aeromédico será um marco para a saúde pública alagoana e vai agilizar a assistência prestada à população.
“Com a aeronave, poderemos fazer a transferência de pacientes para serviços mais complexos em outros estados, principalmente quando estão em distâncias maiores”, frisou.
Além do avião, o Samu conta também com um helicóptero para atendimento aeromédico.