O condutor pode solicitar a segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pelo portal do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Nos últimos dois, 8.810 motoristas solicitaram nova documentação.
De 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2023, apurou o Alagoas Notícia Boa que 5.548 condutores solicitaram a segunda via do documento. Em 2024, 3.262 motoristas solicitam nova documentação ao Detran.
Como solicitar segunda via
Para iniciar o procedimento, o usuário deve acessar o portal do Detran , preencher os dados solicitados e obter a guia de pagamento da taxa de R$ 158,28 para receber o documento no endereço cadastrado no sistema da autarquia.
Para verificar ou atualizar os dados de endereço, basta clicar aqui. A plataforma permite o acesso individual com login e senha, sendo possível ao usuário pode atualizar ou visualizar dados da sua CNH.
A segunda via contém as mesmas informações da CNH anterior e só pode ser emitida se o documento estiver dentro do prazo de validade, sem suspensão ou cassação.
“Não pode haver alterações de dados. O usuário não pode incluir atividade remunerada ou qualquer outro dado que não conste na CNH original”, explicou Wilton Costa.
Chefe de Controle de Condutores, ele destaca também que quando a segunda via da CNH é emitida, automaticamente ela é atualizada no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Direito à gratuidade
Em casos de furto ou roubo, o condutor pode solicitar a segunda via da CNH de forma gratuita. Para isso, é necessário apresentar o Boletim de Ocorrência (emitido em até 30 dias), além de cópias da identidade.
Exige-se também cópia do CPF e comprovante de residência. Nessa situação, o pedido deve ser feito presencialmente em uma das unidades de atendimento do Detran Alagoas.
Mais motoristas em Alagoas
O número de condutores habilitados tem crescido em Alagoas. Eram 657 mil em 2022. No ano seguinte, avanço para 693 mil. Até 19 de dezembro de 2024, 721 mil detinham o documento.