Oficinas educativas que ensinam como reutilizar o óleo de cozinha, transformando-o em sabão ecológico, podem ser solicitadas ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Alagoas por diversos segmentos da sociedade.
Trata-se do projeto Sabão Ecológico, que atua em escolas, praças, empresas, associações e comunidades, especialmente por meio de parcerias com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Cadastro e solicitação
Para solicitar uma oficina do Sabão Ecológico ou de projetos da Educação Ambiental, acesse o Portal IMA + clicando aqui. O interessado deve se cadastrar e enviar um ofício formalizando o pedido.
A receita do sabão ecológico foi desenvolvida em 2012 pelo Laboratório de Estudos Ambientais (Gelab) do Instituto do Meio Ambiente (IMA), com o objetivo de tornar o processo mais seguro.
Pensando em evitar os riscos comuns no manuseio de produtos químicos, a fórmula para o fabrico do produto de limpeza foi criada para não precisar ir ao fogo.
Oficinas educativas
A Gerência de Educação Ambiental (Gedam) do IMA conduz oficinas educativas, que ensinam como reutilizar o óleo de cozinha usado, mostrando os prejuízos ambientais do descarte incorreto e seus benefícios.
Segundo a bióloga e assessora técnica de Educação Ambiental do IMA, Keiliane Sara, a oficina alia a preservação do meio ambiente à geração de renda para as comunidades, especialmente as mais carentes.
“Muitas famílias descartam o óleo de cozinha usado na pia ou no quintal, o que pode prejudicar o solo para o plantio. A oficina promove conscientização ambiental e oferece uma alternativa sustentável de renda”, afirma Sara.
Receita do sabão ecológico
Ingredientes
500 ml de óleo de cozinha usado e filtrado
100 ml de soda cáustica líquida diluída a 50%
10 ml de glicerina
10 ml de essência para sabão (opcional)
Modo de Preparo
Em um recipiente de plástico, misture o óleo, a glicerina e a essência (se for usar) por aproximadamente 1 minuto. Acrescente lentamente a soda cáustica líquida, mexendo com cuidado por mais 2 minutos, até que a mistura comece a engrossar.
Despeje o conteúdo em uma forma de silicone ou plástico. Aguarde 24 horas para desenformar. Após 3 dias, o sabão estará pronto para uso.
Atenção: utilize luvas e máscara durante o preparo para evitar contato com a soda cáustica. Faça o processo em local arejado.