A operadora Masterop e as Instâncias de Governança do Agreste e dos Cânions do São Francisco, em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), lançaram, na noite dessa sexta-feira (01), em Maceió, a Rota da Cachaça e três novos pacotes para a Rota dos Cânions.
O evento reuniu agentes de viagem da Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Paraíba e Minas Gerais. Eles participam de um famtour para conhecer as regiões turísticas e a rica gastronomia alagoana.
A tesoureira da Instância de Governança do Agreste, Evânia Albuquerque, comemorou o lançamento da Rota da Cachaça, considerada o carro-chefe daquela região, com um leque que vai do turismo religioso ao gastronômico, passando pelo turismo de experiência, de negócios e eventos.
“São mais de dois anos de trabalho, construindo, mapeando, formatando a Rota da Cachaça para que seja o carro-chefe da região do Agreste. A gente fica muito feliz porque a Masterop abraçou realmente a nossa Rota. Essa ação é de uma importância enorme, não só para os municípios onde estão os engenhos, mas para toda a região. É muito significativa”, festejou.
LEIA TAMBÉM: Do turismo religioso à Rota da Cachaça, Agreste diverso busca lugar ao sol.
A diretora comercial da Masterop operadora, Carol Feitosa, destacou a potencialidade do produto turístico Rota da Cachaça.
“O potencial é muito grande, até porque as próprias cachaçarias estão se organizando e estão prontas para receber esse turista. Eu acho que o fato de as cachaças hoje já terem recebido prêmios internacionais, acaba ainda despertando o interesse das pessoas conhecerem”, avalia Carol.
LEIA TAMBÉM: Conheça a história do premiado alambique Gogó da Ema: “Resolvi viver de cachaça”.
A diretora comercial da Masterop explica como foi formatada comercialmente a Rota da Cachaça.
“Ela vai ser comercializada de duas formas: tanto pode ser vendida para os passageiros que estão (hospedados) em Maceió, que poderão conhecer essas cachaçarias e voltar para a capital; ou podem fazer esse passeio, conhecendo as cachaçarias e terminando à noite com um happy hour em Arapiraca, pernoitando no município”, detalhou.
Rota dos Cânions
A Masterop também lançou três novos pacotes para a Rota dos Cânions, no Sertão alagoano.
“Essa é uma rota que a Masterop já vende há vários anos. A gente tá lançando, agora, pacotes com brinde exclusivo e de forma que podem ser vendidos com aéreo e com todos os passeios e hotel inclusos. Também estamos lançando um novo passeio que é o Pôr do Sol dos Cânions Dourados”, citou.
Com 30 anos no mercado, o agente de viagem Célio Sampaio, de Santo Antônio de Jesus (BA), conheceu o roteiro e ficou maravilhado.
“O passeio foi encantador”, confessou. “Desta vez, fomos surpreendidos, sendo convidados a ir até a cidade de Delmiro Gouveia. De lá, conhecemos a região dos Cânions a partir de Piranhas e de Olho D’água do Casado, que nos deixou encantados”, disse.
O secretário de Cultura e Turismo de Piranhas e presidente da Instância de Governança dos Cânions, Eduardo Clemente, afirmou que “a região vive um momento histórico” com a ação integrada de desenvolvimento turístico feita pelas gestões municipais e a Instância de Governança, com o apoio do Governo do Estado, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/AL), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/AL), do Sebrae Alagoas e o suporte comercial da Masterop.
“Nós conseguimos, com esse esquadrão desenvolvimentista do turismo, retomar os voos do Aeroporto de Paulo Afonso. Temos hoje três voos ‘Recife – Paulo Afonso’, da companhia Azul; e três voos semanais ‘Salvador – Paulo Afonso’, da Latam. Em dezembro, dobraremos esse número de voos. É um momento histórico o lançamento desses três pacotes turísticos com aéreo, chegando em Paulo Afonso, mudando o patamar logístico da nossa região. Com certeza, isso dobrará o fluxo turístico”, projeta Eduardo Clemente.
Regionalização
Durante o encontro com os agentes de viagem do Nordeste e de Minas Gerais, a Setur exibiu um vídeo institucional e fez a apresentação das sete regiões turísticas de Alagoas.
A secretária executiva do Turismo, Marília Herrmann, destacou que a Secretaria busca fortalecer a regionalização da atividade em Alagoas, fomentando todos os destinos, além do já consagrado binômio sol e mar.
“Acredito que o turismo de experiência em que a gente traz os agentes de viagem pra cá para que possam conhecer de perto o nosso produto, faz com que eles consigam vender melhor o nosso Destino Alagoas. Além do sol e mar, temos cultura, história, aventura. Então, os produtos estão prontos e agora é momento da divulgação e promoção”, disse.