Maceió, AL

30°C
Clear sky

Reforma e ampliação elevam em 70% capacidade do aeroporto internacional

Agora na categoria 4E, Zumbi dos Palmares passa a receber aeronaves de grande porte, fundamentais para o turismo internacional
Zumbi dos Palmares ganhou uma série de melhorias em locais como estacionamento, pista de pouso e áreas de inspeção de mercadorias (fotos: Thiago Sampaio)

As obras de reforma e ampliação do aeroporto internacional Zumbi dos Palmares, inauguradas nessa quinta-feira (13), aumentam a capacidade operacional do equipamento em 70% e o eleva à categoria 4E. O terminal pode agora receber aeronaves de grande porte, fundamentais para o turismo internacional. Com as melhorias, o número de passageiros deve passar de quatro milhões por ano.

O Zumbi dos Palmares é administrado pela Aena Brasil desde 2020. A entrega das obras no aeroporto alagoano marca o início das inaugurações das melhorias estruturais dos aeroportos do Nordeste, também geridos pela pelo grupo espanhol: Recife (PE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB) e Aracaju (SE).

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


A Aena informa que está investindo R$ 1,4 bilhão em obras e mais R$ 500 milhões na renovação de equipamentos e sistemas dos aeroportos do Nordeste.

O Zumbi dos Palmares ganhou uma série de melhorias em locais como estacionamento, pista de pouso e áreas de inspeção de mercadorias. Houve ainda aumento no número de lojas, de balcões de check-in (são 21 agora) e do estacionamento de aeronaves.

O aeroporto também tem novas salas de embarque remoto e em breve ganhará uma sala vip e uma loja de produtos importados no setor internacional.

A Aena destaca que a energia utilizada no aeroporto é 100% renovável, comprada de fontes certificadas através do mercado livre. Uma estrutura de drenagem foi implantada, com canaletas nas laterais do pátio de aviação que levam materiais líquidos para caixas separadoras de água e óleo.

Houve, ainda, a modernização dos equipamentos da central de água gelada, utilizada para climatização.

Inauguração

Participaram da solenidade de inauguração, realizada no setor de voos internacionais, o presidente mundial do grupo, o espanhol Maurici Lucena; o presidente da Aena no Brasil, Santiago Yus; e o secretário nacional de Aviação Civil do Ministério dos Portos e Aeroportos, Juliano Noman, entre outras autoridades.

O secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, representou o governador Paulo Dantas. Também estavam presentes as secretárias Bárbara Braga (Turismo), Kátia Born ( Assistência e Desenvolvimento Social e o secretário Arthur Albuquerque (Trabalho).

Fretamento

Bárbara Braga anunciou que Alagoas terá 40 voos fretados a partir de outubro deste ano até o final da alta estação,  em  2024, o que significa um aumento de 133% em relação ao período anterior.

Alagoas terá 40 voos fretados a partir de outubro deste ano, anuncia a secretária de Turismo

Para ela, as melhorias no aeroporto Zumbi dos Palmares irão contribuir para que o estado receba melhor os turistas.

“O setor turístico foi um dos mais afetados durante a pandemia, que ocorreu logo depois da concessão do aeroporto, mas a Aena manteve os investimentos, e só assim poderemos receber melhor os nossos turistas”, disse.

Construção

O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares foi inaugurado pelo então governador Ronaldo Lessa e pelo presidente Lula em 16 de setembro 2005.

As operações passaram para as mãos da Aena após leilão realizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A Aena é a maior empresa do mundo no setor. Opera 48 aeroportos na Espanha e mais 34 em vários países. Seis deles estão no Nordeste brasileiro. Só no Zumbi dos Palmares são cerca de mil trabalhadores, nas mais diversas áreas.

Com Aena e Secom AL

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE