Colaboradores da Equatorial Alagoas realizaram a doação de mais de cinco toneladas de resíduos recicláveis para o projeto E+ Reciclagem da Distribuidora, que realiza a troca de materiais como papel, vidro, metal e plástico por descontos na conta de energia. A ação beneficia com bônus o Lar Santo Antônio de Pádua, instituição filantrópica que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade na capital.
A ação teve início na sexta-feira (24), em Maceió, e será finalizada nesta quinta (30), em Arapiraca.
Em Maceió, os resíduos recicláveis mais doados pelos colaboradores da Equatorial Alagoas foram plástico, papel e papelão. Somente nessa primeira etapa, a ação de responsabilidade socioambiental conseguiu arrecadar mais de R$ 1.300 em descontos que serão creditados na conta de energia da instituição filantrópica.
Para o analista de Meio Ambiente da concessionária, Franklyn Diego Santos, a atividade é um reforço ao compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável.
“O descarte correto de resíduos pode impactar significativamente o planeta. Acreditamos que a reciclagem é boa para o meio ambiente, mas também para as pessoas. Estamos muito felizes com os resultados que já foram obtidos com essa ação, que se faz ainda mais oportuna neste período, já que estamos no mês mundial da água. Além disso, como podemos perceber, os ganhos não são apenas ambientais, mas também sociais e econômicos”, ressalta.
Arapiraca
Nesta quinta-feira (30), a ação será finalizada, no município de Arapiraca, localizada no Agreste do Estado. Todos os resíduos recolhidos pelos colaboradores também serão destinados para o projeto de reciclagem da Equatorial Alagoas e revertidos em bônus na conta de luz do Lar Santo Antônio de Pádua.
O E+ Reciclagem é chancelado pelo Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial o ODS de número 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e número 12 (Consumo e Produção Responsáveis).
Lar Santo Antônio
O Lar Santo Antônio de Pádua foi fundado pelo Frei José, em 1997, e tem sofrido com a escassez de recursos para a manutenção das atividades.
Atualmente, a organização sem fins lucrativos atende 79 idosos e oferta, de maneira gratuita, todos os serviços e cuidados necessários básicos para o bem-estar dos seus pacientes.
A técnica em enfermagem Camila Oliveira trabalha como voluntária na instituição há oito anos. Ela agradece o apoio da Equatorial e afirma que o desconto na conta de energia vai chegar em boa hora.
“Ações como essa contribuem para o nosso trabalho de caridade. Sobrevivemos apenas de doações de pessoas e empresas que se sensibilizam e acreditam na causa. As despesas da instituição são bem elevadas, principalmente com remédios, fraldas e alimentação. Por isso, peço que a população se engaje e continue ajudando! ”.