Maceió, AL

30°C
Clear sky

Quer parar de fumar? Programa de Controle do Tabagismo pode ajudar!

Iniciativa do HUPPA está com inscrições abertas até esta quinta-feira (9); são disponibilizadas 60 vagas
Programa é uma ação nacional executada no Hospital Universitário com o apoio do Ministério da Saúde, INCA e as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde (foto: ilustração / Pexels)

O Programa de Controle do Tabagismo do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) está disponibilizando 60 vagas. Os interessados têm até esta quinta-feira (9) para se dirigir à sala de tabagismo, das 8h às 16h, munidos de documento de identificação, comprovante de residência e cartão do SUS.

As vagas são oriundas de demanda espontânea (qualquer pessoa da comunidade) ou encaminhadas por médicos. Caso este número não seja atingido, serão feitas novas inscrições.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Após a apresentação dos documentos, os inscritos irão passar, no período de 10 a 16 março, por uma entrevista para avaliar patologias, idade em que começou a fumar e nível de dependência. O programa dura um ano.

No primeiro mês, o participante faz quatro sessões, que são reuniões estruturadas em que a cada semana é entregue uma cartilha do Instituto Nacional do Câncer (INCA). No segundo mês, elas são quinzenais, e, a partir do terceiro mês, mensais até que seja completado o período de um ano.

Com início previsto para o dia 21, as reuniões ocorrerão na segunda, terça, quarta-feira. Quem participa do Programa recebe suporte da terapia cognitiva comportamental, bem como o tratamento medicamentoso, que é aplicado de acordo as características do usuário.

O Programa de Controle do Tabagismo é uma ação nacional executada no Hospital Universitário com o apoio do Ministério da Saúde, INCA e as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

A iniciativa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco. A equipe multiprofissional conta com médico, farmacêutico, enfermeiro, assistente social, psicólogo e educador físico.

PUBLICIDADE