Maceió, AL

30°C
Clear sky

Quer parar de fumar? Programa de Controle do Tabagismo pode ajudar!

Iniciativa do HUPPA está com inscrições abertas até esta quinta-feira (9); são disponibilizadas 60 vagas
Programa é uma ação nacional executada no Hospital Universitário com o apoio do Ministério da Saúde, INCA e as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde (foto: ilustração / Pexels)

O Programa de Controle do Tabagismo do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) está disponibilizando 60 vagas. Os interessados têm até esta quinta-feira (9) para se dirigir à sala de tabagismo, das 8h às 16h, munidos de documento de identificação, comprovante de residência e cartão do SUS.

As vagas são oriundas de demanda espontânea (qualquer pessoa da comunidade) ou encaminhadas por médicos. Caso este número não seja atingido, serão feitas novas inscrições.

PUBLICIDADE


Após a apresentação dos documentos, os inscritos irão passar, no período de 10 a 16 março, por uma entrevista para avaliar patologias, idade em que começou a fumar e nível de dependência. O programa dura um ano.

No primeiro mês, o participante faz quatro sessões, que são reuniões estruturadas em que a cada semana é entregue uma cartilha do Instituto Nacional do Câncer (INCA). No segundo mês, elas são quinzenais, e, a partir do terceiro mês, mensais até que seja completado o período de um ano.

Com início previsto para o dia 21, as reuniões ocorrerão na segunda, terça, quarta-feira. Quem participa do Programa recebe suporte da terapia cognitiva comportamental, bem como o tratamento medicamentoso, que é aplicado de acordo as características do usuário.

O Programa de Controle do Tabagismo é uma ação nacional executada no Hospital Universitário com o apoio do Ministério da Saúde, INCA e as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

A iniciativa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco. A equipe multiprofissional conta com médico, farmacêutico, enfermeiro, assistente social, psicólogo e educador físico.